Quando a Qualcomm comprou a Nuvia em 2021, sua missão era competir contra o duopólio de AMD e Intel no mercado de processadores de notebooks e PCs. Agora, a companhia se prepara para lançar o dispositivo para este nicho com 12 núcleos.

Segundo o site El Chapuzas Informático, o processador vai ser disponibilizado para PCs e notebooks e, segundo Cristiano Amon, diretor executivo da Qualcomm, superará o M2 da Apple em rendimento.

publicidade

Leia mais:

O portal afirma ainda que o plano da Qualcomm era de lançar o hardware em 2023, mas, agora, isso só deve acontecer em 2024. A CPU será baseada no Snapdragon e no Nuvia Phoenix.

publicidade

Assim como a Intel, ele oferecerá design híbrido de oito núcleos de alto desempenho e quatro núcleos com eficiência energética.

Semelhanças com o Apple M1

A novidade da Qualcomm oferecerá desenho de memória e cache similar ao do Apple M1, além de que será projetado para suportar placas gráficas dedicadas.

publicidade

A empresa também se espelha na Apple no sentido de corresponder ao que a Apple Silicon conseguiu ao não usar o design público dos núcleos ARM, uma vez que o novo processador será baseado em instruções ARM simplificadas.

A Qualcomm lançaria um processador muito semelhante ao Apple M Series, onde a própria RAM também será integrada no mesmo silício.

publicidade

Quanto a rendimento, só se registrou um teste com protótipo que conseguiu superar SoCs móveis, como o Snapdragon 865, Apple A12X e Apple A13 no software Geekbench 5, consumindo menos energia.

Com informações de FayerWayer

Imagem destacada: Divulgação/Qualcomm

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!