Com a chegada de novembro, muitos trabalhadores começam a planejar as compras de fim de ano e também os gastos com o décimo terceiro – mas sem esquecer das dívidas. A primeira parcela, que corresponde a 50% de gratificação anual, sem a dedução de impostos, deve ser paga até o dia 30 de novembro. Além disso, o valor é proporcional ao número de meses trabalhados ao longo do ano.
No entanto, apesar dessa quantia chegar aos bolsos dos brasileiros em uma data bem próxima da Black Friday e também do Natal, os brasileiros devem utilizar o 13º para o pagamento de dívidas, segundo levantamento feito pelo portal iDinheiro.
Leia mais:
- O próximo modelo Z Fold deve vir com slot para S Pen
- Z Fold 4, mudanças sutis fazem a diferença, e dobrável apresenta boa evolução | Review
- Huawei anuncia Pocket S, que deverá ser o celular dobrável mais barato de 2022
Segundo a pesquisa, 54,36% dos brasileiros estão esperando o pagamento do décimo terceiro salário para quitar contas em atraso. Esses dados também ilustram a situação do país atualmente: segundo levantamento feito em setembro de 2022 pela CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, 79,3% das famílias brasileiras estão endividadas atualmente.

Com isso, o décimo terceiro salário pode trazer um alívio importante para o bolso dessas famílias.
Brasileiros também devem utilizar o décimo terceiro para investir
Na contramão do primeiro objetivo mais citado pelos usuários entrevistados aparece a opção de utilizar o 13º para investir. Cerca de 20,51% das pessoas devem utilizar o valor a ser depositado nos últimos meses de 2022 para começar ou continuar investindo.
Antecipação do décimo terceiro e gastos com férias fecham a lista de principais objetivos
Outro ponto que chama a atenção na pesquisa é o número de pessoas que buscam uma opção de adiantamento do décimo terceiro salário. Essa possibilidade é oferecida por muitas instituições financeiras e também por algumas empresas quando o trabalhador solicita férias.
Além das 13,45% pessoas que buscam uma antecipação do pagamento, cerca de 11,68% dos entrevistados devem utilizar o décimo terceiro salário em gastos com férias e viagens de final de ano.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!