A inteligência artificial (IA) está cada vez mais avançada e presente no nosso dia-a-dia e agora possui mais uma novidade, é possível melhorar suas fotos ou criar selfies falsas para suas redes sociais ou aplicativos de namoro.

A nova ferramenta se chama PhotoAI e por US$ 19 é possível selecionar de 12 a 20 fotos suas que estejam ruins ou mal iluminadas e transformá-las em praticamente outras imagens.

Leia mais:

Além disso, podem escolher para qual mídia social essa foto será adicionada, como por exemplo, caso selecione o pacote “LinkedIn” ele gerará fotos de você vestindo um terno ou roupas de negócios. Por outro lado, se escolher a opção “Tinder”, a ferramenta promete torná-lo “o melhor que você já viu” – o que aparentemente significa deixar você com uma melhor aparência, até com jaqueta de couro e óculos escuros. 

publicidade

Também é possível criar Polaroids artísticas, que o transformam em memes, ou fazem retratos que copiam a estética de artistas famosos. 

Após enviar suas fotos o site promete devolver os resultados em 12 horas. O modelo de IA usado para gerar suas imagens também é excluído após sete dias, de acordo com a política de privacidade da plataforma.

O site Vice fez o teste com alguns voluntários. O testado foi o executivo Emanuel Maiberg, para isso ele escolheu o pacote “Tinder” e em menos de quatro horas depois recebeu um link para uma galeria de 78 imagens que incluía fotografias que funcionariam bem para os perfis do Tinder e do Linkedin. 

É importante ressaltar que, como muitas imagens geradas por IA, assim que você olha as fotos elas podem parecer impecáveis, porém se fizer uma inspeção mais minuciosa, elas acabam reprovadas no teste. E detalhe, tem algumas fotografias que podem sair totalmente distorcidas, bastante hilárias e até assustadoras. 

Por exemplo, as fotos abaixo do Emanuel realmente parecem ter ficado ótimas, com uma qualidade perfeita para postar em seu perfil do Linkedin, mas ainda assim, sua boca não é totalmente verdadeira e possui algumas falhas.

Em outras imagens, o pacote Tinder deu a Emanuel uma jaqueta de couro e óculos escuros. Novamente, nenhum dos dois é totalmente crível se você olhar por mais de um segundo.

De acordo com o criador do sistema, Sebastien Lhomme, a plataforma funciona gerando um modelo de “ajuste fino” a partir das fotos enviadas pelo usuário. Depois os resultados são filtrados por meio de um segundo modelo que aplica o estilo escolhido e, finalmente, fica disponível publicamente. 

Em outras palavras, você não está pagando por uma sofisticada tecnologia de IA, mas por um serviço que simplesmente insere suas fotos em um gerador de imagens de inteligência artificial pré-existente. Serviços semelhantes surgiram nos últimos tempos que, por uma taxa, usarão IA para gerar avisos de texto, que podem, é claro, ser usados ​​para criar essas fotos.

E as questões legais? Como ficam?

Nos últimos tempos, esses geradores de fotos com IA causaram diversas polêmicas. Alguns artistas reclamaram que essas ferramentas usam suas artes como material de treinamento sem permissão. Portanto, embora criar autorretratos com IA possa ser bobo e divertido, ainda não está claro onde e quando eles podem ser usados ​​- legal ou moralmente falando.

Também não está claro se as selfies geradas por IA violam os termos de serviço em aplicativos de namoro, que têm regras contra falsificação de identidade e declarações mentirosas.

Inteligência Artificial IA

Lhomme afirma que não será responsabilizado pela forma como as pessoas usam as fotos que seu serviço gera. Ele ressalta que, mesmo sem a ajuda da IA, o público usa o Photoshop ou contrata freelancers para modificar suas fotos há muito tempo, mesmo que os resultados não sejam tão imediatos.

“A tecnologia é tão nova que os casos de uso que ela resolverá nos próximos meses/anos inevitavelmente levarão a questões interessantes sobre legalidade e moralidade”, afirmou Lhomme. “As coisas ficarão confusas por um tempo, e acho que a colaboração precisará acontecer entre todas as partes envolvidas para decidir quais são as melhores regras e responsabilidades para todos garantirem o uso ético de tais tecnologias.”

Os termos de serviço do PhotoAI declaram que os usuários “não têm permissão para fazer upload de fotos de outras pessoas” e “fazer upload de fotos nuas ou pornográficas”. 

Por poder causar alguns processos e violações de direitos autorais, muitas plataformas pararam de utilizar imagens geradas por IA. No entanto, Lhomme sugere que as fotos geradas por IA eventualmente se tornarão inevitáveis. Afinal, ele observa que diversas selfies já são manipuladas digitalmente por softwares de ajuste de imagem que tem nas câmeras dos smartphones – e a maioria das pessoas nem percebe.

“Claro, a tecnologia ainda não está lá, mas estará em breve”, disse Lhomme. “E uma vez que as fotos geradas por IA sejam indistinguíveis das fotos ‘reais’, a questão de saber se são reais ou não se tornará irrelevante”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!