Linha de processadores de PC da Qualcomm se chamará Oryon e chega em 2023

Para concorrer com Intel, AMD e também Apple, gigante dos processadores de celular prepara chip voltado para PCs e notebooks
Por Daniel Junqueira, editado por André Fogaça 18/11/2022 12h02, atualizada em 21/11/2022 16h23
Qualcomm Oryon
Imagem: Divulgação/Qualcomm
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Qualcomm já é uma gigante quando o assunto é processador para celulares, tendo inclusive anunciado recentemente o próximo chip que vai equipar os principais dispositivos Android do mercado. Mas a fabricante também vem preparando uma investida no mercado de processadores para PCs, e agora temos um nome para a futura linha da empresa: Oryon.

Para 2023, a Qualcomm lançará a linha de CPUs Oryon. Ela está sendo desenvolvida internamente com ajuda de mãos que chegaram da Nuvia, fabricante de processadores que foi adquirida pela empresa em 2021. A ideia é a empresa ter ofertas capazes de concorrer diretamente com Intel, AMD, e também com os chips Apple Silicon.

Leia mais:

Snapdragon 8 Gen 2 x Apple A16 Bionic: qual processador se sai melhor na comparação?
Qualcomm quer óculos inteligentes mais finos, leves e (muito) mais rápidos
Fones de ouvido com chip da Qualcomm terão áudio espacial e menor latência

O objetivo, segundo a Qualcomm, é “levar o melhor do smartphone para o laptop.” De acordo com executivos da fabricante, os chips para PCs terão 12 núcleos, e a previsão é de lançamento para 2023.

Os chips usarão arquitetura Arm, mas, para garantir uma oferta mais ampla de aplicativos, a Qualcomm também anunciou uma parceria com a Adobe para o desenvolvimento de apps do pacote Creative Cloud compatíveis com processadores Arm no Windows 11.

“O Qualcomm Oryon é a primeira parte dessa jornada, e a melhor CPU da categoria vai revolucionar a indústria com desempenho rápido, potente e eficiente para uma nova era de PCs de ponta com Windows”, explicou o vice-presidente de engenharia da Qualcomm, Gerard Williams, reforçando a importância da aposta da fabricante no segmento.

A Nuvia é uma empresa formada por antigos engenheiros do Google e da Apple. Inicialmente, a empresa planejava lançar processadores voltados para servidores, mas a aquisição por parte da Qualcomm fez os planos serem alterados para chips voltados para o público em geral.

Via PC World e Nextpit

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Daniel Junqueira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua carreira cobrindo tecnologia em 2009. Atualmente, é repórter de Produtos e Reviews no Olhar Digital.

André Fogaça é jornalista formado pela FIAM FAAM, com mais de 12 anos de experiência e conhecimento acumulado em mais de 500 reviews de celulares e tablets. Já passou pelo Canaltech e Tecnoblog.