CEO da Disney é demitido; Bob Iger, retorna à liderança

Decisão aconteceu de forma repentina; Ex-executivo voltará ao cargo de liderança que ocupou durante 15 anos
Por William Schendes, editado por Adriano Camargo 21/11/2022 10h15
CEOs-Disney.png
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Conselho de Administração da Walt Disney Company nomeou, no último domingo (20), Bob Iger como novo CEO da companhia. Iger – que já esteve anteriormente no cargo – vai substituir, Bob Chapek que foi afastado da liderança.

Em comunicado, a Disney agradeceu a Chapek por seu trabalho na empresa durante sua trajetória e na condução durante a pandemia. 

Leia mais:

“O Conselho concluiu que, à medida que a Disney embarca em um período cada vez mais complexo de transformação da indústria, Bob Iger está em uma posição única para liderar a empresa nesse período crucial”, disse Susan Arnold, presidente do conselho.

Iger já foi CEO da Disney em 2005, sucedendo Michael Eisner, cargo que permaneceu durante 15 anos até seu contrato terminar em fevereiro de 2020. 

Desde então, Chapek assumiu o cargo e sua liderança foi criticada por muitas polêmicas. Sua gestão é lembrada por não ter se posicionado como contrária ao projeto de lei anti-gay da Flórida. O executivo também esteve diretamente envolvido na briga entre Disney e Scarlett Johansson. Durante a liderança de Chapek, a empresa demitiu Peter Rice, uma grande figura dentro da indústria de entretenimento, após discordâncias com o CEO.

Bob Iger. (Imagem: DFree / Shutterstock.com)

Lembrado por grandes aquisições sob sua liderança, como Pixar, Marvel, Lucasfilm e 21st Century Fox, e pelos bons resultados de capitalização, Iger voltará com entusiasmo e admiração pelo conselho administrativo da Disney.

“Estou extremamente otimista com o futuro desta grande empresa e emocionado com o convite do Conselho para retornar como seu CEO”, disse Iger. “A Disney e suas incomparáveis ​​marcas e franquias ocupam um lugar especial no coração de tantas pessoas ao redor do mundo, principalmente no coração de nossos funcionários, cuja dedicação a esta empresa e sua missão são uma inspiração. Estou profundamente honrado por ser convidado a liderar novamente esta notável equipe, com uma missão clara focada na excelência criativa para inspirar gerações por meio de narrativas ousadas e inigualáveis”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Jornalista 100% geek há quase 20 anos, pai do Alê, fanático por tecnologia, games, Star Wars, esportes e chocolate. Narrador/comentarista esportivo e Atleta Master. Não necessariamente nessa ordem.

Ícone tagsTags: