Um projeto do governo de Taiwan, em parceria com a empresa Unimicron Technology, passou a transformar áreas vazias de estações de metrô em hortas internas verticais que cultivam produtos frescos e sustentáveis ​​para os moradores da capital Taipei.

Por enquanto, as chamadas “smart farms” (fazendas inteligentes) do projeto Metro Fresh estão instaladas somente na estação Nanjing-Fushing, na capital de Taiwan, Taipei, e são especializadas no cultivo de alface
Por enquanto, as chamadas “smart farms” (fazendas inteligentes) do projeto Metro Fresh estão instaladas somente na estação Nanjing-Fushing, na capital de Taiwan, Taipei, e são especializadas no cultivo de alface. Imagem: Divulgação/Taipei City Government

Livre de agrotóxicos, a instalação de 40 metros quadrados, chamada Metro Fresh, usa hidroponia, uma técnica de cultivar plantas sem solo, em que as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Na hidroponia, as raízes podem estar suspensas em meio líquido ou apoiadas em substrato inerte. 

publicidade

Para proporcionar as condições ideais de colheita, a iluminação LED, combinada com esterilização e outras tecnologias, permite o controle da temperatura, dos nutrientes e da umidade dentro da estrutura.

Por enquanto, as chamadas “smart farms” (fazendas inteligentes) do projeto Metro Fresh estão instaladas somente na estação Nanjing-Fushing e são especializadas no cultivo de alface, com uma produção de 180 sacos de 200 g cada por semana. No entanto, estão nos planos futuras plantações de tomates, uvas, pepinos, ervilhas, morangos, batatas, cenouras e espinafres, em outros terminais de metrô da cidade.

publicidade

Segundo a emissora de TV Euronews, os produtos colhidos são vendidos em barracas próximas. Assim, as hortas verticais não apenas economizam espaço, mas também ressignificam a agricultura local.

Leia mais:

publicidade

“Um aspecto que preocupa a maioria das pessoas é o uso inevitável de pesticidas na agricultura tradicional em terra”, disse Julia Yang, executiva da Unimicron Technology. “Usando a agricultura hidropônica não temos problemas com insetos”.

Com uma população de 23,57 milhões de pessoas e uma superfície de apenas 36.197 km², o uso eficiente do espaço em Taiwan é fundamental para o desenvolvimento e a autossuficiência da nação insular.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!