O diretor James Cameron explicou em uma entrevista recente o quanto seu novo filme, “Avatar: O Caminho da Água”, sequência do megassucesso de 2009, precisa ir bem nas bilheterias para lucrar, descrevendo-o como “o pior caso de negócios da história do cinema“.

Cameron explicou que o filme é extremamente caro, e precisa ter um desempenho monstruoso nas bilheterias para compensar o valor gasto. “Você tem que ser o terceiro ou quarto filme de maior bilheteria da história”, disse Cameron à revista GQ sobre o valor mínimo para que “Avatar 2” gere lucros. “Esse é o seu limite. Esse é o seu ponto de equilíbrio.”

publicidade

Leia mais:

O “Avatar” original foi lançado em 2009 com um orçamento de US$ 237 milhões, de acordo com o IMDb, alcançando a marca de U$ 2,9 bilhões em bilheteria global, tornando-se o filme número 1 em arrecadação da história do cinema.

publicidade

Para que “Avatar: O Caminho da Água” alcance o desempenho esperado por James Cameron, o filme teria que ultrapassar no mínimo “Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força”, que acumulou US$ 2,69 bilhões e ocupa a posição número 4 entre as maiores bilheterias da história do cinema.

Esta é uma marca bem complicada de ser batida. A maior bilheteria de 2022, por exemplo, é de “Top Gun: Maverick”, e o sucesso protagonizado por Tom Cruise nem chegou a cruzar a marca de US$ 1,5 bilhão. Nos últimos 5 anos, apenas “Vingadores: Guerra Infinita” (2018) e “Vingadores: Ultimato” (2019) conseguiram ultrapassar a marca de US$ 2 bilhões.

publicidade

A difícil missão do novo filme de James Cameron pode dificultar o seguimento da franquia. Caso o filme tenha um desempenho abaixo da alta expectativa já colocada, é possível que a franquia tenha um ponto final no terceiro filme, que foi gravado em conjunto com o segundo. O plano original do diretor é que exista até um “Avatar 5”.

“O mercado pode estar nos dizendo que terminamos em três meses, ou podemos estar semi-acabados, o que significa: ‘OK, vamos completar a história no filme três, e não continuar indefinidamente’, se simplesmente não for lucrativo”, ele disse Total Film.

publicidade

Cameron ainda continuou: “Estamos em um mundo diferente agora do que estávamos quando escrevi essas coisas. É o golpe duplo – a pandemia e o streaming. Ou, ao contrário, talvez possamos lembrar às pessoas o que é ir ao cinema. Este filme definitivamente faz isso. A questão é: quantas pessoas se importam agora?”.

“Avatar: O Caminho da Água” estreia nos cinemas em 16 de dezembro.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!