A sequência de “Avatar” não se chama “O Caminho da Água” sem motivos. Membros do elenco do filme que chega aos cinemas em dezembro ficaram diversos minutos embaixo d’água sem respirar, o que acabou se tornando uma competição entre os atores.

Em entrevista ao The New York Times, James Cameron, Zoe Saldaña, Sam Worthington e Sigourney Weaver compartilharam detalhes sobre o novo filme da franquia, que tem outros longas em seu futuro. Um dos tópicos discutidos principalmente por Saldaña foi o dos treinamentos para ficar minutos embaixo d’água, atuando sem respirar.

Leia mais:

Para que as cenas embaixo d’água fossem feitas com naturalidade, o elenco se submeteu a exercícios para conseguir prender a respiração por minutos.

publicidade

“O primeiro passo é fingir até conseguir,” afirmou a atriz que interpreta Neytiri na franquia. “Você diz ao seu chefe: ‘Sim, com certeza, estou tão animada’, e então é um horror completo, tipo: ‘O que vou fazer?’ Na melhor das hipóteses, você vai sair com uma aptidão totalmente nova, mas eu estava com medo,” afirmou a atriz de “Avatar 2”.

“Venho de gerações de habitantes da ilha, e a única coisa que as pessoas não sabem sobre a vida na ilha é que, se você é de ilhas que foram colonizadas, uma grande porcentagem de pessoas não sabe nadar. Através do folclore, você é ensinado a amar o oceano como se fosse uma deusa, mas você o teme,” contou Saldaña.

Na entrevista, Saldaña se mostrou orgulhosa por conseguir permanecer quase cinco minutos completos sem respirar, mas deixou claro que seu tempo ficou longe do melhor entre o elenco. “Sou muito competitiva, mas tivemos uma atriz vencedora do Oscar em nosso elenco que fez sete minutos,” contou ela.

A campeã da “competição” do elenco foi ninguém menos que Kate Winslet, que já havia mencionado seu tempo em uma entrevista anterior: “Sete minutos e 14 segundos, baby!”, disse Winslet em uma conversa com a revista Empire, onde destacou que “a coisa mais incrível para mim como uma mulher de meia-idade foi aprender algo não apenas novo, mas super-humano.”

Na conversa com o The New York Times, o próprio diretor da franquia “Avatar” James Cameron comentou sobre o desempenho da atriz, ao ser perguntado se tinha ideia que ela seria capaz disso. “Não, e ela também não!”, disse o diretor. “Mas Kate é um demônio da preparação, então ela se agarrou ao mergulho livre como algo em que ela poderia construir sua personagem.”

Uma foto de Kate Winslet nas gravações das cenas embaixo d’água chegou a ser publicada por Jon Landau, produtor do filme:

Ele continuou: “A personagem de Kate é alguém que cresceu debaixo d’água, como um Na’vi adaptado ao oceano – eles são tão fisicamente diferentes dos Na’vi da floresta que quase os classificamos como uma subespécie. Então ela tinha que ficar totalmente calma debaixo d’água, e acabou que ela era natural.”

Além de Saldaña e seus quase cinco minutos, e Winslet com seus mais de sete minutos, Sigourney Weaver, no auge dos seus 73 anos, atingiu a marca de seis minutos e meio embaixo d’água. “Para surpresa do professor!”, disse Weaver. “Ele disse para se livrar do seu instinto mamífero de dizer: ‘Oh meu Deus, meu rosto está na água’. Então você gasta vários minutos apenas colocando seu corpo de volta naquele elemento e deixando que os sentimentos da pessoa terrestre se dissolvam.”

“Avatar: O Caminho da Água” chega aos cinemas brasileiros no dia 15 de dezembro.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!