A mais recente atualização do iOS 16.1.1 chegou com diversas novidades, principalmente para os usuários na China. A nova versão limita o tempo em que o AirDrop pode ficar ligado no país para receber arquivos de remetentes que não são seus contatos.

Antes dessa mudança, era possível deixar essa opção do AirDrop ligado e aberto por tempo indeterminado, mas agora só é possível deixar assim para seus contatos. Além disso, outro ponto a ressaltar é que essa mudança é apenas para a região da China, e não foi incluída no lançamento em outros lugares.

Leia mais:

Especialistas apontam que diversos ativistas e manifestantes na China têm utilizado o AirDrop para contornar as medidas da pesada censura online do país. 

publicidade

Sem mencionar que ele foi bastante usado na época que estava acontecendo os protestos pró democracia de Hong Kong, quando as pessoas compartilhavam fotos da brutalidade policial que ocorria no local. Os protestantes também mandavam via AirDrop diversas mensagens de oposição ao governo chinês e denunciaram o governo de Xi Jinping. 

É provável que a Apple espere que a quantidade de mensagens recebidas por manifestantes aleatórios diminua após essa restrição, pois para poder receber algum conteúdo de alguém fora de seus contatos é preciso reativar a opção.

Apple restringe AirDrop na China

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que a Apple introduz um recurso, ou, neste caso, uma restrição, exclusivo para uma determinada região. Ainda assim, a empresa foi bastante criticada no passado por cumprir as regras destinadas a limitar a comunicação no conflito na China e implementar mudanças a fim de assegurar a sua permanência no país chinês. 

A Apple também já foi acusada de entregar alguns de seus centros de dados no país às autoridades chinesas. 

Mesmo que a Apple não tenha se pronunciado sobre o motivo da limitação, ela disse que esse recurso não será exclusivo da China. A empresa informou que está planejando lançar a nova configuração para todos os usuários em todo o mundo no próximo ano, para “mitigar o compartilhamento indesejado de arquivos”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!