James Cameron, diretor que comandou o sucesso dos anos 1990 “Titanic”, revelou que o astro Leonardo DiCaprio quase não conseguiu o papel de personagem principal no filme.

A audição para o papel de Jack Dawson foi o motivo, segundo Cameron. “Lembro que houve uma reunião com o Leo. E então houve um teste de tela com Leo”, lembrou Cameron durante uma entrevista à GQ.

publicidade

“Então a reunião foi engraçada porque estou sentado na minha sala de conferências esperando para conhecer um ator, certo?”, continuou ele. “E eu olho em volta e todas as mulheres, de todo o escritório, estavam na reunião, por algum motivo. Tipo, há uma produtora executiva, ok, tudo bem. Mas nossa contadora? Por que ela estava na reunião? Todos queriam conhecer Leo. Foi histérico. Olhei em volta e disse: ‘Acho que já sei a resposta para a pergunta aqui.’”

Leia mais:

publicidade

Durante a reunião, de acordo James Cameron, DiCaprio encantou a todos, inclusive ele mesmo. Mas o diretor de “Titanic” ainda queria descobrir como seria a química entre o ator e Kate Winslet, já escolhida para viver a outra protagonista e par romântico de Jack, Rose DeWitt Bukater.

Só que, dias depois, quando DiCaprio apareceu novamente, tudo estava pronto para um teste de câmera, mas o ator não sabia que o diretor pretendia fazer um teste, e acreditava apenas que seria uma reunião para conhecer Kate Winslet. James Cameron contou que o ator afirmou que não fazia leituras de textos. Nisso, o diretor disse ter apertado a mão de DiCaprio e agradecido a ele pela presença.

publicidade
titanic
Kate Winslet e Leonardo DiCaprio em “Titanic”. Imagem: 20th Century Fox/Paramount Pictures

Com o ator vendo a oportunidade de conseguir o papel escapar, correu para questionar se seria descartado apenas por não ler. “Espere, espere, espere. Quer dizer, se eu não ler, não consigo o papel, simples assim?”.

Nisso, o diretor disse ter explicado a DiCaprio as dimensões que “Titanic” teria. “Isto é como um filme gigante que vai levar dois anos da minha vida e você vai fazer outras cinco coisas, enquanto eu faço a pós-produção e todo o trabalho de modelo e tudo mais. Então eu não vou f**** com isso tomando a decisão errada no elenco. Então você vai ler ou não vai conseguir o papel.”

publicidade

Com isso, DiCaprio aceitou, contrariado, fazer a audição ao lado de Kate Winslet, sem ter outra escolha para não perder a oportunidade. Apesar de ter apresentado uma atitude negativa, segundo Cameron, o diretor disse que, ao dizer ação, DiCaprio se transformou em Jack. “Ele simplesmente se iluminou e eles entraram nessa coisa toda e ele interpretou a cena. Nuvens escuras se abriram, um raio de sol desceu e iluminou Jack. Eu fico tipo, ‘Tudo bem, ele é o cara.'”

O resultado foi que “Titanic” se tornou o filme de maior bilheteria da história na época, permanecendo neste posto por mais de 10 anos, até ser ultrapassado por “Avatar” em 2009, outro filme de James Cameron.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!