A Amazon está planejando investir mais de US$ 1 bilhão por ano na produção de filmes com lançamento para os cinemas, entrando com força neste mercado.

Esta informação foi revelada pelo Bloomberg. Os gastos da Amazon representariam o maior comprometimento com os cinemas de uma companhia de internet já feito. A maior varejista online do mundo pretende fazer entre 12 e 15 filmes por ano que terão lançamento nos cinema. Estas informações teriam sido reveladas ao Bloomberg por fontes que pediram para permanecer anônimas, visto que a companhia ainda está alinhando sua estratégia.

publicidade

Leia mais:

A ideia é que a Amazon lance um número menor de filmes nos cinemas no próximo ano e aumente sua produção com o tempo. Esse número de lançamentos coloca a companhia em pé de igualdade com grandes estúdios, como a Paramount Pictures.

publicidade

“Os planos da Amazon.com de investir US$ 1 bilhão para produzir de 12 a 15 filmes por ano para lançamento nos cinemas é um voto de confiança no modelo teatral”, escreveu Geetha Ranganathan, analista da Bloomberg Intelligence. Poderia “aumentar facilmente as receitas em 15% a 20%, dado que a Universal e a Warner têm orçamentos aproximadamente semelhantes”.

Tradicionalmente, serviços de streaming evitam os cinemas com a maioria de seus filmes originais, ou lançam os títulos por menos tempo e em menos telas do que os estúdios de cinema tradicionais. A Netflix, em particular, irritou as cadeias de cinema ao lançar mais de um filme por semana para os telespectadores em casa.

publicidade

A gigante do streaming lançou uma sequência de “Knives Out” nos cinemas que ficará em cartaz por apenas uma semana antes de ir para o streaming no próximo mês. O filme original arrecadou US$ 312,9 milhões nos cinemas em 2019.

Se por um lado a Netflix evita os cinemas, a Amazon já se mostrava mais aberta a eles, mas até agora ainda não havia feito tantos investimentos em filmes originais. Se, por um lado, a Netflix lança cerca de 100 filmes por ano, a Amazon investe apenas em algumas dezenas, com muitos deles em idiomas diferentes do inglês.

publicidade

Apesar de a Amazon estar em modo de corte de custos, a companhia vem elevando seus investimentos em filmes originais após a aquisição da MGM por US$ 8,5 bilhões, tradicional estúdio de Hollywood, com franquias que incluem “Rocky” e “James Bond”.

Recentemente, o fundador da Amazon, Jeff Bezos, vem pressionando seu estúdio de Hollywood para desenvolver mais produtos comerciais, o que levou à série “Os Anéis de Poder“, e projetos como “A Lista Terminal”, longa estrelado por Chris Pratt.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!