T. Rex grávida? Conheça a gigante pré-histórica chamada “Barbara”

Esqueleto extremamente raro de Tiranossauro Rex será exposto na Nova Zelândia
Jeniffer Cardoso27/11/2022 08h57, atualizada em 27/11/2022 09h05
T.Rex grávida? Conheça a gigante pré-histórica chamada
T.Rex grávida? Conheça a gigante pré-histórica chamada "Barbara". Imagem: Museu Memorial da Guerra de Auckland
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um esqueleto de Tiranossauro Rex (T. Rex) encontrado em Montana, nos Estados Unidos, será exibido ao público em breve. E ele não está atraindo a atenção dos fãs de dinossauros apenas por se tratar de um gigante pré-histórico.

O fóssil em questão é extremamente raro. O motivo: tratam-se dos restos de uma fêmea grávida, que ganhou até um nome, “Barbara”.

Leia mais:

Este é um dos três únicos T. Rex “grávidos” descobertos. Ele será apresentado no Museu Memorial da Guerra de Auckland, na Nova Zelândia, a partir do próximo dia 2 de dezembro.

Barbara: esqueleto raro de fêmea grávida de T. Rex será exibido ao público. Imagem: Museu Memorial da Guerra de Auckland
Barbara: esqueleto raro de fêmea grávida de T. Rex será exibido ao público. Imagem: Museu Memorial da Guerra de Auckland

Como a T. Rex Barbara foi descoberta

Barbara foi descoberta por um grupo de paleontólogos na Formação Hell Creek, no nordeste de Montana, enterrada em sedimentos de 66 milhões de anos.

A escavação foi um processo meticuloso, que começou com grandes escavadeiras, antes de passar para pás, espátulas, facas e, finalmente, o trabalho delicado com pincéis, que finalmente revelou o Tiranossauro Rex fossilizado.

O estudo indica que o esqueleto é de uma fêmea adulta que carregava ovos com filhotes. Os cientistas acreditam que Barbara sofreu uma grave lesão no pé, que teria limitado seus momentos.

Sem a habilidade de caçar presas, a gigante provavelmente era alimentada por outros membros de seu grupo. O fato de o ferimento ter cicatrizado sugere que ela viveu por um longo período depois de ser ferida, mas provavelmente mancava bastante. Ela teve a sorte de se recuperar a ponto de poder acasalar.

Os visitantes do museu poderão ver o osso metatarso curado, que provavelmente foi a pior lesão que um animal enorme como ela poderia ter sofrido.

Esta é a primeira vez que Barbara será disponibilizada para exibições públicas. Seu esqueleto é conhecido por apresentar vários dos maiores ossos do dinossauro em bom estado, incluindo a cabeça e as mandíbulas.

Acredita-se que Barbara seja o oitavo T. Rex mais completo já descoberto, medindo 11,7 metros de comprimento e 3,4 metros de altura.

O esqueleto será exposto ao lado de outra grande atração do Museu Memorial da Guerra de Auckland. Os visitantes também poderão conferir de perto o Tiranossauro Rex chamado Peter. Com isso, essa será a primeira vez que machos e fêmeas adultos de T. Rex serão exibidos juntos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.