China lança satélites misteriosos e é acusada de espionagem

De acordo com informações da China, os satélites Yaogan foram projetados para usos diversos, como a coleta de dados científicos
Por Isabela Valukas Gusmão, editado por Lucas Soares 29/11/2022 21h10, atualizada em 01/12/2022 14h15
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A força aérea dos Estados Unidos detectou três satélites “espiões” Yaogan no último lançamento espacial feito pela China. Entretanto, o país asiático alegou em seus relatórios que alegou ter enviado apenas um objeto para o Espaço.

As informações divulgadas pela imprensa sobre o foguete chinês, que decolou do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, no domingo (27), é de que o veículo transportava apenas um único satélite de sensoriamento remoto Yaogan 36. Porém, o 18º Esquadrão de Defesa Espacial da Força Espacial dos EUA, registrou três cargas úteis em órbita a cerca de 500 quilômetros de altitude.

Leia mais:

Os dois lançamentos anteriores de satélites da China deixaram aos menos três exemplares cada, na órbita terrestre, o que levantou suspeitas de outros países que monitoram o Espaço a respeito da missão realizada no último domingo (27).

Satélites espiões da China?

De acordo com informações da China, os satélites Yaogan foram projetados para usos diversos, como a coleta de dados científicos, a realização de levantamentos de terras e o monitoramento da agricultura. Porém, o sigilo em torno dos satélites leva analistas de fora da China a acreditar que os satélites também podem ter capacidades e objetivos militares.

satelite-china-foguete
Imagem: Foguetes chineses Long March. Créditos: testing/Shutterstock

Esse último lançamento de satélites foi o 54º de um ano movimentado bem movimento no que diz respeito às missões espaciais da China e ocorreu no momento em que o país se preparava para o lançamento da missão tripulada Shenzhou 15 para a estação espacial Tiangong, que está sendo construída pelo país asiático.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Isabela Gusmão é estagiária e escreve para a editoria de Ciência e Espaço. Além disso, ela é nutricionista e cursa Jornalismo, desde 2020, na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.