Restos de uma cidade grega antiga que estava submersa foram descobertos na Turquia, após o recuo da água da barragem de Bayramiç, causado pela seca que assola a região. Uma igreja e uma “casa” de banho de 1.500 anos, que pertenceu à cidade de Scepsis, apareceu no terreno descoberto. Os pesquisadores acreditam que Scepsis tenha pelo menos 2.500 anos e foi construída no que era conhecido como Anatólia, porção asiática da Turquia.

Para aprender mais sobre a história da cidade que ganhou destaque nos séculos IV e V, uma equipe iniciou escavações no local – mais precisamente, em sua necrópole. De acordo com Oğuz Koçyiğit, da Universidade Çanakkale Onsekiz Mart, “sabemos que também existem túmulos nesta necrópole que remontam aos períodos helenístico e romano”.

publicidade

Leia mais:

Além disso, foi encontrada a estrutura do banho que, segundo Koçyiğit “é uma das raras estruturas que conhecemos, especialmente no período bizantino, e é importante por causa de suas características decorativas”. Esse tipo de estrutura fornece informações importantes sobre arquitetura, técnicas de construção, hábitos e tradições.

publicidade

Cidade submersa grega

Outro ponto interessante sobre a cidade submersa reside no fato de que, provavelmente, era em Scepsis, que ficava a famosa biblioteca do filósofo estagirita Aristóteles. A biblioteca foi palco de inspiração de diversas figuras notáveis, como o gramático Demétrio de Scepsis.

Reprodução: @arkeolojihaber/Twitter

No final do século XXI, foi construída a represa Bayramiç de Çanakkale, fortemente utilizada por instalações agrícolas e industriais locais. No entanto, devido à falta de chuvas, a barragem abriga apenas 10% de sua capacidade máxima de água. Apesar de ser uma ótima notícia para os arqueólogos que exploram a cidade antiga, a produção de alimentos e o abastecimento hídrico podem ficar comprometidos.

publicidade

A Turquia é um dos muitos países que sofrem com a seca severa após um verão excepcionalmente quente. A extensão das secas pode piorar ainda mais devido ao aumento das temperaturas globais, causado pelas mudanças climáticas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!