O ex-jogador Pelé foi internado na terça-feira (29) após apresentar um quadro de anasarca e insuficiência cardíaca descompensada, segundo informou a ESPN. Em tratamento contra um câncer no cólon, o ídolo visita o atendimento médico com frequência, mas a atual passagem não teria sido programada.

Conforme a rede de TV, outro problema relatado pelos médicos seria o fato da quimioterapia realizada ao longo dos últimos meses não estar apresentando mais respostas para os tumores presentes em diversos órgãos do ex-atleta. 

Leia mais! 

Embora Marcia Aoki, esposa do ex-jogador, tenha afirmado ao portal da ESPN que Pelé está internado, ela não confirmou o quadro clínico. A filha do eterno camisa 10, Kely Nascimento, acrescentou, em postagem no Instagram, que o pai está bem e que não há urgência na situação.

publicidade
anasarca pelé
Imagem: A.Ricardo/Shutterstock

O que é um quadro de anasarca? 

Um quadro de anasarca é caracterizado pelo inchaço de todo o corpo, um tipo de edema que ocorre devido ao acúmulo de água e sódio dentro das células e no espaço entre elas (uma retenção de líquido). Geralmente, o excesso do líquido ocorre por insuficiências cardíaca, renal ou hepática, cirrose, reações alérgicas, doenças do sistema linfático, e outras que também podem resultar na chamada síndrome edemigêmica (edema generalizado). 

A anasarca pode ainda gerar outros sintomas, como aumento da pressão arterial, alterações nos batimentos do coração, dor no peito ou falta de ar, o que torna o caso grave e delicado, a depender dos órgãos atingidos. O tratamento varia conforme a condição de saúde e região afetada, mas comumente envolve o uso de diuréticos e o controle de sal na alimentação. Anticoagulantes, anti-hipertensivos e antibióticos também podem ser considerados. 

Quais os riscos? 

Em entrevista ao Olhar Digital, o médico Alexandre Soeiro, cardiologista da BP — A Beneficência Portuguesa de São Paulo, explicou que um dos riscos de um quadro de anasarca é que, da mesma forma que o líquido transbordou para a pele, também transborde para o pulmão.

“A anasarca é um reflexo do líquido no corpo. É quando temos fluido a mais e isso extravasa no tecido gorduroso abaixo da pele, nos deixando completamente inchados. O risco disso é que, da mesma forma que teve um extravasamento na pele, tenha no pulmão. E geralmente os pacientes já têm insuficiência cardíaca ou renal, e o sintoma principal será falta de ar, ele pode entrar numa situação extrema de insuficiência respiratória, sendo esse o maior risco que ele pode ter”, disse o especialista.

Soeiro destacou ainda que, embora alguns casos sejam relacionados a insuficiência cardíaca, não há aqui uma relação com o infarto. “A anasarca não tem uma relação direta com o infarto, são coisas separadas. Claro que, um doente que infartou e que teve uma perda da força de contração do coração, ele pode evoluir em anasarca posterior por falha do músculo, por ele estar mais fraco, mas a anasarca não causará o infarto.”

Posicionamento Albert Einstein

O Olhar Digital entrou em contato com a assessoria do Albert Einstein e, em boletim médico, o hospital afirmou que o quadro do ídolo é “estável, com pleno controle das funções vitais”. “Após avaliação médica, o paciente foi levado a um quarto comum, sem necessidade de internação em uma unidade semi-intensiva ou UTI.”

A nota também explicou que Pelé passa apenas por uma “reavaliação do tratamento quimioterápico do tumor de cólon identificado em setembro de 2021”. Mais detalhes sobre o quadro ou previsão de alta não foram informados. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!