O surgimento de um produto inovador não se dá do dia pra noite. Para criar algo é necessário que haja um processo e uma equipe estruturada atuando em sintonia nesse objetivo. Atualmente, o modelo Double Diamond Design (Duplo Diamante) é utilizado como base pelas principais empresas do setor de tecnologia por conseguir definir de forma consistente as etapas que compõem esse trabalho.

Nesta metodologia, o desenvolvimento de um produto é descrito em quatro fases: Descoberta, Definição, Desenvolvimento e Entrega. De forma resumida, a primeira etapa diz respeito ao momento em que a equipe identifica um problema que possa ser solucionado através de um novo produto. Na sequência é preciso não só buscar as resoluções possíveis, mas também entender a viabilidade e efetividade desses recursos. Por fim, é a hora de colocar a mão na massa a partir de protótipos e pilotos para compreender o verdadeiro impacto e como se dará esse produto.

Tendo esse método em mente, é preciso pensar ainda nos profissionais que estarão comandando todo esse processo. E nesse caso eu citaria três, que, juntos, formam o que podemos chamar de tríade tech, são eles: Product Manager, UX Designer e Desenvolvedor.

Leia mais:

publicidade

A combinação dessas três funções atuando em conjunto formam a equipe ideal para que as empresas do ramo de inovação, tecnologia (aplicativos e demais produtos digitais possam garantir assertividade e a boa aceitação de um novo produto pelos usuários. Tendo em vista que o trabalho eficiente desses profissionais exige uma comunicação constante, feedbacks e um planejamento alinhado, é necessário, antes de tudo, compreender quais são os papéis individuais prestados por cada um deles.

Gerente de Produtos | Product Manager: responsável por conseguir alinhar marketing, tecnologia, comunicação e negócios, o gestor de produtos digitais é uma peça fundamental nessa engrenagem, pois conecta as necessidades do cliente à estratégia da empresa para construir produtos e serviços digitais. Resumidamente: é um cargo bem estratégico nas empresas, afinal, é um dos responsáveis por encontrar oportunidades no mercado que podem ser resolvidas por meio da tecnologia.

Para se ter uma ideia da importância de contar com um trabalhador qualificado nessa posição, uma pesquisa conduzida pela Uxcam levou em consideração mais de 280 grupos e identificou que as equipes que atuaram com um gerente de produto garantiram um aumento nos lucros da companhia de 34%. Sendo assim, o papel fundamental do Gerente de Produtos é garantir a assertividade dos negócios na criação e gestão de produtos, bem como compreender e buscar atender as necessidades dos clientes através dessas produções.

UX Designer: nos últimos anos, o mercado descobriu que um dos pontos chaves para ter sucesso no negócio envolve a experiência que o usuário tem com o produto e é por isso que, atualmente, o especialista em user experience, também conhecido como UX, é uma das profissões mais requisitadas dentro das empresas.

Nesse cenário, esse trabalhador assume o papel de desenvolver ações e projetos relacionados à experiência do usuário, testando a usabilidade dos canais digitais de uma empresa sob o olhar de um designer. Sendo assim, os objetivos de um profissional UX é a validação das soluções com os usuários, bem como a mitigação de riscos que cada idealização pode trazer para a usabilidade e assertividade do projeto.

Vale dizer que, muitas vezes, essa função acaba sendo erroneamente atribuída à deixar os produtos mais bonitos. No entanto, a responsabilidade desse profissional está muito mais ligada à viabilidade dessa criação, pensando em detalhes relacionados à funcionalidade, usabilidade e necessidade do produto no mercado.

Desenvolvedor | Dev: O profissional que atua no desenvolvimento de sistemas, engenharia de dados, cibersegurança, machine learning e outras áreas que demandam conhecimento em linguagens de programação. Justamente por conta da alta complexidade atribuída à função, os profissionais que possuem essa competência de atuar com essas complexidades acabam sendo valorizados e altamente visados no mercado.

No Brasil há uma grande falta de profissionais na área de tecnologia, mas a demanda por devs acaba preocupando ainda mais as empresas. Isso acontece porque uma equipe multidisciplinar conta com um UX/UX Design, um Product Manager e cerca de três ou quatro desenvolvedores, aproximadamente. Segundo o Panorama de Product Management no Brasil (2022 – 2013), conduzida pela PM3, em 18,8% das empresas, a proporção é de 1 PM para 5 Devs, seguido de 1 PM para 10 Devs em 17,4% e 1 PM para 3 Devs em 16,4%.

Interdisciplina é a chave


Por mais que cada pilar dessa tríade possua as suas incumbências bem definidas entre si, é preciso ter em mente que o trabalho desses profissionais só acontece de forma satisfatória se eles atuarem em conjunto e alinhados. O fato é que todo time trabalha para resolver problemas. Em alguns momentos a balança vai pesar mais para o lado do design, e em outros para o lado do produto. No entanto, é preciso entender que o equilíbrio é fundamental para a assertividade do produto.

Até por isso, atualmente é perceptível no mercado uma tendência para equipes interdisciplinares ao invés do foco em times multidisciplinares. Isso quer dizer que quem trabalha com design precisa entender a estratégia de negócio da empresa, assim como o Gerente de Produtos precisa estar atento as necessidades dos usuários bem como ter uma compreensão da complexidade técnica de desenvolver algo. Afinal, cada um no seu quadrado não funciona mais.

*Marcell Almeida, CEO da PM3

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!