Telegram compartilha dados de canais acusados de pirataria

A rede social segue determinação do órgão de justiça da Índia para investigar usuários que vendiam conteúdo de maneira irregular
Por William Schendes, editado por Acsa Gomes 01/12/2022 18h00, atualizada em 02/12/2022 19h41
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Seguindo uma ordem judicial do Tribunal Superior de Delhi, o Telegram divulgou nomes de administradores de números de telefone e endereços de IP de contas e grupos acusados de violar direitos autorais – ou seja, pirataria – da Índia

A divulgação de dados pela rede social acontece após uma ação movida pela professora Neetu Singh, que acusou diversos canais do Telegram de compartilharem suas palestras e livros educacionais. De acordo com Sing, esses canais estariam vendendo seus materiais de forma ilegal.

Leia mais:

Telegram Web o que é e como usar
Imagen: DenPhotos / Shutterstock

No final de agosto, o tribunal indiano ordenou que a rede social divulgasse detalhes como números de celular, endereços de IP e IDS de e-mail que estavam sendo usados para fazer o upload dos conteúdos vendidos ilegalmente. 

O Telegram tentou contestar a decisão argumentando que o envio dos dados solicitados violaria a política de privacidade e as leis de Cingapura. O tribunal indiano não aceitou o argumento alegando que os violadores de direitos autorais não poderiam ficar impunes.

“Que a cópia dos referidos dados seja fornecida a identificação aos Advogado dos Requerentes com a clara instrução de que nem os Requerentes nem seus advogados divulgarão os referidos dados a terceiros, exceto para fins do presente processo. Para este fim, a divulgação às autoridades governamentais/policiais é permissível”, diz a decisão do tribunal indiano.

Em 24 de novembro, o juiz Prathiba M. Singh disse que as informações sobre os administradores dos canais de Telegram foram entregues.

Em depoimento ao TechCrunch, Remi Vaughn, porta-voz do Telegram, disse que não pode confirmar se dados privados de usuários foram compartilhados com o órgão de justiça da Índia.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.