Elon Musk finalmente comprou o twitter e já começou fazendo mudanças significativas, além de demitir boa parte da mão de obra da plataforma, ele também já demitiu alguns dos principais nomes que comandavam a rede social. Mas ainda assim há dúvidas sobre qual é o plano de futuro para a empresa.

Segundo a Jornalista da BBC Zoe Kleiman, o homem mais rico do mundo tem planos bem ousados para o twitter. Com base em uma estratégia que já faz muito sucesso no oriente, mas que ainda não chegou no ocidente e que pode ser um dos maiores negócios do planeta.

publicidade

Leia mais:

De acordo com ela e também a partir de algumas manifestações recentes do Bilionário, o Twitter deve ser o embrião da criação de um super aplicativo chamado “X” o aplicativo de tudo.

publicidade

A princípio além do objetivo de aumentar o número de usuários da plataforma, com aposta em uma liberdade maior de expressão dentro da rede social e a adição de formas de monetização para criação de conteúdo dentro da plataforma atual do twitter, a ideia de Musk vai mais além com a criação de um chamado super app. Esse tipo de aplicativo já existe em alguns países da Asia e já é um enorme sucesso.

Exemplos são o Indonésio “Go Jak”, o Indiano “Pay TM” e em Singapura o “Grab”. Só que nem um deles é tão completo como o aplicativo Chines “We Chat” e que deve ser a principal inspiração do magnata, conhecido pelos leigos como uma espécie de “WhatsApp Chinês”.

publicidade

O aplicativo é muito mais que uma ferramenta de troca de mensagens, através dele os usuários podem fazer pagamentos, contratar serviços como reservas de hotéis e compras de passagens para o transporte público, fazer compras em estabelecimentos e usar o próprio aplicativo como se usassem um cartão de debito, com a possibilidade também de fazer transferências de usuário para usuário.

Em grosso modo, é como se em um aplicativo o usuário pudesse reunir as funcionalidades do iFood, Uber, Whatsapp, Facebook e ainda ter uma carteira digital como o Picpay, com sistema de transferência de dinheiro, tal como Pix.

publicidade
wechat
WeChat (Imagem: Divulgação)

Mas se tratando do homem mais rico do mundo, o super app criado a partir do twitter pode ganhar novas funcionalidades que nem mesmo o oriente viu, exemplo disso são as possíveis integrações com outras empreitadas do bilionário, como os carros da Tesla, que já possuem sistemas sofisticados que contam até mesmo com a possibilidade de direção autônoma. O que pode representar também uma revolução na mobilidade urbana do ocidente.

Desta maneira em uma única tacada o super aplicativo de Musk poderia não só desbancar uma seria e concorrentes que hoje dominam as redes sociais do ocidente, como também podem dar a ele uma imensa fatia de mercado, uma tecnologia capaz de revolucionar e integrar a indústria do ocidente como um todo, já que apesar das restrições de mercado como a própria China e Rússia, o super app pode conquistar todos os demais mercados a partir do que hoje é o twitter. Uma prova de que a rede social do passarinho azul pode ser apenas o primeiro passo para da criação daquele que pode ser um dos maiores negócios do mundo.

Porém essa possibilidade gera uma serie de questionamentos, caso consiga tirar do papel essa ideia, o magnata terá mais dados do que os atuais donos das big tech reunidos. Além disso a empresa terá acesso a privacidade dos usuários como nem uma outra empresa tem hoje no mundo ocidental.

Desta forma ao mesmo tempo a iniciativa pode facilitar e muito a vida dos usuários, em conjunto pode multiplicar não só a fortuna como também a influência de Musk, já do outro lado a privacidade dos usuários pode ser entregue a uma única empresa, assim como já acontece na China com o “We chat” que o governo local é socio.

Diante disso fica a pergunta, será que vale a pena ter acesso a uma ferramenta tão completa? É justo que uma empresa consiga ter tantos dados assim? Será que o homem de ferro da vida real terá mais essa proeza?

*Tulio Borgias é influenciador digital, apresentador e criador de conteúdo. Residente nos Açores, região autónoma de Portugal, acumula em sua carreira como criador de conteúdo. Indicado eu MIAW Awards da MTV e ao Meus Prêmios Nick, como revelação no digital, também é responsável pelo Canal Borgias no Youtube e pelo podcast Creators Podcast

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!