A água é um dos elementos que os astrônomos buscam incessantemente em objetos espaciais, já que a água é um elemento imprescindível para o desenvolvimento da vida como é conhecida. Com o progresso do projeto Artemis, algumas evidências nesse sentido podem surgir, como por exemplo: será que existe água na Lua?

Existe água na Lua?

Felizmente, para essa pergunta, os pesquisadores já tem uma resposta. Sim, existe água em toda a superfície da Lua, principalmente na forma de gelo. Em alguns pontos do satélite natural da Terra há mais pontos com água que outros.

Leia mais:

Os cientistas acreditam que as áreas escuras da Lua, ou seja, aquelas que não recebem luz solar, e por isso são extremamente frias, têm mais gelo que o restante. Provavelmente, a água está misturada com o solo lunar, enterrado profundamente abaixo da superfície.

publicidade

As áreas lunares que têm encontros mais frequentes com os raios do Sol experimentam mudanças extremas de temperatura de 300ºC, o que torna difícil a sobrevivência do solvente universal, mesmo em condições totalmente diferentes das encontradas na Terra.

combustivel-solo-lua
Imagem: Ilustração 3D de cratera na Lua. Créditos: Whitelion61/Shutterstock

Potencialidades da descoberta e do uso da água lunar

De acordo com a NASA, quando o solo da Lua recebe luz solar é estudado os cientistas observam que há 100 vezes menos água do que o deserto do Saara, e que as suas moléculas estão espalhadas entre os outros elementos da superfície do solo. Então existe água na Lua sim.

Apesar dessa condição, espera-se que os futuros astronautas possam extrair essa água e usá-la para produzir água potável, oxigênio respirável ou combustível de foguete. Conseguir transformar e aproveitar essa componente será um ponto crítico da exploração humana do espaço profundo, pois expandirá o tempo de expedição dos astronautas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!