A entrada de Elon Musk causou um terremoto no Twitter. Só em novembro de 2022, quando o magnata assumiu a plataforma, houve uma debandada de anunciantes, demissão em massa de funcionários de longa data da empresa, muitos deles chave para o crescimento da companhia em seus mais de 16 anos de história. Alguns, inclusive, chegaram a decretar que “o fim está próximo”. Por isso, o Olhar Digital separou para você algumas redes sociais alternativas ao passarinho azul.

Vale ressaltar que uma rede social do tamanho do Twitter não desaparece de uma hora para a outra ou entra em bancarrota do dia para a noite. No entanto, nenhum especialista garante que a plataforma vai durar outros 16 anos. Dito isso, confira nossa seleção uma lista com cinco opções de redes de microblog parecidas, que vão além do já conhecido Koo.

publicidade

Leia mais:

Redes sociais alternativas ao Twitter

Mastodon

Mastodon
(O Mastodon é uma rede social de código aberto e descentralizada. Imagem: Koshiro K/Shutterstock)

Fundado em 2016, o Mastodon é uma rede social de código aberto e descentralizada fundada por Eugen Rochko, um programador que se viu insatisfeito com as políticas adotadas por redes como o Twitter e o Facebook. A rede se destaca por ser livre de anúncios e ter uma rígida política anti-discriminação e anti-abuso, que são moderadas pela própria comunidade.

publicidade

Post

O Post é uma rede social fundada pelo ex-CEO do Waze, Noam Bardin, que busca ser um lugar civilizado para o debate de ideias. O principal foco da rede são jornalistas, especialistas em determinados temas e criadores de conteúdo, além, é claro, do público geral. No momento, a rede ainda está em desenvolvimento, mas deve nascer antes do Twitter morrer, além disso, já é possível se cadastrar em uma lista de espera.

Reddit

Reddit é um site de agregação de notícias sociais, conteúdo da web e discussão.
(Reddit é mais um fórum do que uma rede social propriamente dita. Imagem: Boumen Japet/Shutterstock)

Esta é, digamos, mais um fórum do que uma rede social, por assim dizer. O Reddit é uma boa alternativa ao Twitter, já que agrega notícias, classificação de conteúdos e uma série de discussões sobre os mais variados assuntos. Moderado pela comunidade, o site permite a publicação de histórias, links, imagens e vídeos. Os tópicos são organizados nos chamados subreddits, que são sempre criados dos membros da comunidade.

publicidade

CounterSocial

Essa é um pouco mais alternativa. O CounterSocial é uma rede fundada por um hacktivista que se autodenomina “The Jester” (ou O Bobo da Corte, em tradução livre). A rede se propõe a ser uma plataforma com tolerância zero contra trolls, bots e redes de desinformação, além de não exibir anúncios ou qualquer tipo de conteúdo promocional. É uma boa alternativa para quem está saindo do Twitter por conta do caráter de “vale tudo” que a rede está ganhando.

Medium

Com mais de 100 milhões de leitores mundo afora, o Medium é uma plataforma aberta para blogs, sem anúncios, e que explora recomendações personalizadas para cada usuário. A rede permite a busca de textos com base em tópicos, para que sejam encontrados escritores e publicações. A plataforma é ideal para quem acredita que tem o que dizer e pode ficar órfão sem o twitter.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!