Uma pesquisa financiada pela União Europeia mostrou que os adolescentes entre 16 e 19 anos estão praticamente normalizando comportamento criminoso na internet. De acordo com os dados, um em cada quatro jovens já rastreou ou “trollou” alguém online, enquanto um em cada três já se envolveu em pirataria digital

“A pesquisa indica que uma grande proporção de jovens na UE está envolvida em alguma forma de crime cibernético, a tal ponto que a conduta de crimes de baixo nível online e a tomada de riscos online tornaram-se quase normalizados”, disse a coautora da pesquisa e professora de criminologia na University of East London (UEL), Julia Davidson. 

publicidade

Leia também!

A pesquisa coletou dados de oito mil jovens e descobriu que um em cada oito já se envolveu em assédio online, um em cada 10 se envolveu em discurso de ódio, um em cada cinco se envolveu em sexting – divulgação de conteúdo eróticos ou sexuais por meio da internet, e que quatro em cada 10 assistiram pornografia

publicidade

De acordo com a pesquisa, o comportamento criminoso também está mais associado aos homens do que às mulheres. Quase três quartos dos homens admitiram alguma forma de crime cibernético ou risco online, em comparação com 65% das mulheres.

Também foi possível descobrir que metade dos jovens de 16 a 19 anos passa de quatro a sete horas por dia online, com quase quatro em cada 10 gastando mais de oito horas por dia na internet. As principais plataformas acessadas são YouTube, Instagram, WhatsApp, TikTok e Snapchat.

publicidade
Crédito: Rawpixel.com/Shutterstock

Foram entrevistados jovens de nove países: Alemanha, Espanha, França, Holanda, Itália, Noruega, Reino Unido, Romênia e Suécia. O país com a maior proporção do que o estudo chama de “ciberdesvio” – uma mistura de comportamento criminoso e não criminoso, mas de risco – foi a Espanha com 75%, seguida pela Romênia, Holanda e Alemanha com cerca de 72%. O Reino Unido ficou em último lugar com 58%.

Via: The Guardian

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!