Waze ganha app feito exclusivamente para rodar em carros, começando pela Renault

O Waze roda de forma nativa para os carros compatíveis e não precisa mais de celular espelhando a tela para funcionar
Por André Fogaça, editado por Acsa Gomes 06/12/2022 17h12, atualizada em 08/12/2022 19h25
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Waze já pode ser instalado em centrais multimídia de carros, de forma nativa. A novidade funciona completamente independente do smartphone plugado em um Apple CarPlay ou Android Auto e começa a aparecer em veículos fabricados pela montadora francesa Renault.

A partir de agora as fabricantes podem incluir o Waze dentro dos veículos em uma versão criada especificamente para este uso, sob o programa Google built-in. Ele é quase que um Android rodando dentro da tela central dos veículos, entregando até mesmo a Play Store e outros programas, como Amazon Music, YouTube Music, Spotify e tudo isso sem a necessidade de espelhar um smartphone.

Leia mais:

Todo o processamento acontece dentro do chip do carro e ele necessita apenas de conexão com a internet. Ela pode vir de um SIM card de operadora inserido no modem do veículo, ou de um hotspot criado pelo smartphone de alguém que esteja por perto – preferencialmente dentro do carro, claro.

Waze chega primeiro em elétrico e híbrido

O Waze escolheu a Renault para entregar a novidade justamente pelo sucesso que faz o aplicativo de mapas na França, onde os primeiros veículos que já receberão o app serão o Austral Hybrid e o elétrico Megane E-Tech EV.

Algumas empresas já trazem o Waze instalado, como é o caso da BYD que está presente no Brasil, mas este tipo de aplicativo chega a partir de um pacote .apk do próprio Android. Em outras palavras, temos um Android sem acesso a Play Store rodando na central multimídia, para abrir o programa feito apenas para celulares e tablets.

Com a novidade, o Waze pode tirar mais proveito do próprio carro, como exibir o mapa e instruções de direção na tela que fica atrás do volante. Este tipo de segundo display já é explorado pelo Google Maps nestes veículos, que pode traçar a rota até mesmo usando a voz a partir do Google Assistente, também embarcado na central multimídia.

Via: Waze.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

André Fogaça é jornalista formado pela FIAM FAAM, com mais de 12 anos de experiência e conhecimento acumulado em mais de 500 reviews de celulares e tablets. Já passou pelo Canaltech e Tecnoblog.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.