Ouça os sons do espaço profundo captados por sonda da NASA

Com o equipamento certo, observadores como Tilley podem sintonizar na frequência da sonda durante até o final de sua missão
Por Isabela Valukas Gusmão, editado por Lucas Soares 07/12/2022 18h20, atualizada em 09/12/2022 13h36
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A cápsula Orion da missão Artemis 1, da NASA, transmitiu dados para a Deep Space Network da empresa espacial norte-americana durante sua viagem de volta para a Terra. Com isso, conseguimos captar sinais audíveis do espaço profundo.

O astrônomo amador, Scott Tilley, conseguiu captar os sinais, gravá-los e deixá-los de uma forma que conseguimos escutar.

Leia mais:

Escute o som do espaço profundo

Tilley divulgou o resultado da gravação no Twitter. Em um e-mail enviado para a Space.com, o astrônomo amador disse que esses sons podem ser úteis para rastrear a sonda Orion através do efeito Doppler, que consiste em uma mudança na frequência de uma onda causada por alterações na posição de um observador em relação à fonte de sinal. Neste caso, o efeito é causado tanto pelo movimento da Terra em torno do Sol quanto pela trajetória da sonda pelo espaço.

Reprodução: @coastal8049/Twitter

O sinal transmitido por Orion é recebido por três pratos que compõem a Deep Space Network da NASA: um em Madri, Espanha; um em Camberra, Austrália; e um no Goldstone Deep Space Communication Complex, perto de Barstow, Califórnia. Com o equipamento certo, observadores como Tilley podem sintonizar na frequência da sonda durante até o final de sua missão previsto para acontecer no domingo (11), quando finalmente a espaçonave vai mergulhar na costa da Califórnia. Cabe destacar, que o fluxo de dados da Orion é criptografado.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Isabela Gusmão é estagiária e escreve para a editoria de Ciência e Espaço. Além disso, ela é nutricionista e cursa Jornalismo, desde 2020, na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.