Durante o seu evento anual Lens Fest, o Snapchat divulgou que está testando a construção de produtos digitais que serão incorporados ao recurso das Lentes do app. A empresa está realizando o experimento junto de um pequeno grupo de criadores e desenvolvedores de realidade aumentada (AR).

No Snapchat, as Lentes formam uma função AR que alteram o ambiente das fotos e vídeos que os usuários realizam, além de mudar a aparência das pessoas. É um recurso distinto dos filtros disponibilizados pelo app, por exemplo.

publicidade

Leia também:

Com a novidade, o Snapchat desenvolve Lentes com produtos digitais que poderão ser adquiridos por meio de Snap Tokens. Assim, os usuários podem desbloquear power-ups, itens AR e ferramentas extras em determinadas lentes.

publicidade

Os Snap Tokens foram introduzidos na rede social pela primeira vez em 2020 e podem ser comprados pelo Snapchat na aba “Meus Snap Tokens”, após clicar no ícone do seu perfil. Esses itens podem ser trocados por presentes para enviar aos criadores ou mercadorias exclusivas.

Imagem: Reprodução/Snapchat/Tech Crunch
Imagem: Reprodução/Snapchat/Tech Crunch

De acordo com Sophia Dominguez, líder global da comunidade AR do Snapchat, foram selecionados até 10 criadores e desenvolvedores para esse lançamento inicial, que se concentrou em três casos de uso das lentes: autoexpressão, moda e diversão. Cada categoria recebeu especialistas selecionados.

publicidade

“Com produtos digitais, os usuários podem atualizar as Lentes e adicionar todos os tipos de recursos diferentes a elas”, afirmou Dominguez, em entrevista ao TechCrunch. “Estamos explorando esses produtos digitais como novas formas para criadores e desenvolvedores construírem negócios além da criação de Lentes para marcas e clientes. Este é o começo e estamos ansiosos para ver como os Snapchatters se envolvem com isso”, completou.

Segundo Dominguez, a empresa está respondendo ao feedback da comunidade de criadores e desenvolvedores AR que desejam formas adicionais de monetizar seus conteúdos. O Snapchat não revelou os detalhes envolvendo a monetização por trás desses testes, mas os criadores vão continuar recebendo pagamentos pela produção de lentes atualizadas.

publicidade

As novas lentes serão lançadas primeiramente na Austrália e na Nova Zelândias nas próximas semanas. Expandir o recurso para outros países é um objetivo do Snapchat, mas o app não divulgou uma previsão de lançamento geral da ferramenta.

Informações via Tech Crunch

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!