Ansiolítico, suborno e palavrões. Muita coisa rolou nos bastidores da saga Crepúsculo. Por isso, o Olhar Digital preparou um compilado com dez curiosidades que você (provavelmente) não sabe sobre a produção dos filmes.

Os cinco longas adaptam as histórias dos quatro livros escritos por Stephenie Meyer. Foram cinco anos de saga, com os filmes chegando às telonas, anualmente, entre 2008 e 2012. E muita história para contar (os perdidos e/ou curiosos podem conferir a ordem cronológica dos filmes).

publicidade

Leia mais:

Kristen Stewart precisou usar lentes de contato

Montagens de Kristen Stewart em festa e no filme Crepúsculo
Por conta dos olhos claros, Kristen Stewart usou lentes castanhas nos filmes (Imagens: Reprodução)

A atriz Kristen Stewart, que interpretou a Bella na saga Crepúsculo, tem olhos verdes (e claros). Mas a autora fez questão que sua protagonista chegasse às telas igual sua descrição nas páginas: pálida, com cabelo e olhos castanho escuro.

publicidade

Por conta dessa exigência, Stewart precisou usar lentes de contato em todos os filmes. E peruca em um deles (mais sobre isso em breve).

Autora queria Henry Cavill no papel de Edward

Montagem com o ator Henry Cavill e Robert Pattinson como Edward em Crepúsculo
Não fosse pela idade, poderíamos ter visto Henry Cavill incorporar Edward (Imagens: Reprodução)

Agora é difícil imaginar outro ator além de Robert Pattinson na pele de Edward Cullen, personagem que o “persegue” até hoje. Mas Stephenie Meyer visualizava Henry Cavill – sim, o Super-Homem do DCU (Universo Cinematográfico da DC) – no papel. Tente imaginar isso.

publicidade

O empecilho foi que as gravações do primeiro filme começaram tarde demais para oferecer o papel a Cavill. Era começo dos anos 2000, mas ele já estava velho demais para interpretar um vampiro adolescente.

Robert Pattinson estava (meio) chapado no teste para Edward

Edward Cullen entrando na lanchonete da escola em Crepúsculo
Pattinson acredita que ‘estar aéreo’ no teste o ajudou a conseguiu o papel (Imagem: Reprodução)

Na época, o ator morava no apartamento da sua agente e tinha pavor de fazer testes para papeis. No dia do teste para “Crepúsculo”, ele escreveu para ela que estava surtando e não queria mais fazê-lo. Ela respondeu: “Bom, ache o Valium [remédio que alivia ansiedade] no meu banheiro”. E ele nunca tinha tomado Valium.

publicidade

“Eu só lembro de me sentir incrível no banco de trás do táxi, com a janela aberta e pensando: ‘uau, é isso que estou perdendo’. Acho que eu estava meio aéreo no teste, o que deve ter funcionado para o personagem.”

Robert Pattinson, em entrevista para a GQ

Quase demitiram Robert Pattinson por ‘divergências criativas’

Edward encarando a Bella no laboratório da escola em Crepúsculo
A performance de Pattinson estava intensa demais para a produção de ‘Crepúsculo’ (Imagem: Reprodução)

A produção de “Crepúsculo” queria um Edward mais descontraído, enquanto o Robert Pattinson defendia um personagem mais intenso.

“Minha agente e meu gerente fizeram uma visita surpresa no set. No almoço, eles me disseram: ‘seja lá o que você estiver fazendo, depois do almoço faça o oposto, senão eles vão te demitir no fim do dia’. Foi a única coisa que me fez sorrir um pouco [nas cenas].”

Robert Pattinson, em entrevista para a GQ

Depois dessa espécie de intervenção, a equipe gravou as cenas em que o Edward apresenta a Bella para a sua família. E dá para notar a diferença na performance do ator. Ele realmente sorri. Um pouco.

Robert Pattinson usou ‘método’ para interpretar Edward

Edward pendurado numa árvore em Crepúsculo
Para incorporar Edward, Pattinson se isolou por meses e aprendeu a jogar baseball (Imagem: Reprodução)

Pattinson não poupou piadas e cutucadas em relação à saga Crepúsculo. Mas levou seu papel como Edward a sério. O ator chegou a se isolar por meses, antes mesmo das gravações começarem. Ele também aprendeu a jogar baseball e a dirigir para interpretar o vampiro adolescente.

Tudo isso porque o ator escolheu usar o “Método de Interpretação” (em inglês, “Method Acting”) para incorporar o personagem. Nesta técnica, o ator desenvolve em si mesmo os pensamentos e sentimentos do seu personagem. É uma abordagem mais imersiva, intensa e, em alguns casos, controversa.

Tentaram subornar Kristen para não cortar cabelo

Montagem de Kristen Stewart nos papeis de Joan Jett e Bella na saga Crepúsculo
Após cortar o cabelo para interpretar Joan Jett, Kristen usou peruca em ‘Eclipse’ (Imagens: Reprodução)

Enquanto estrelava nos filmes da saga Crepúsculo, Kristen Stewart participou de outros projetos. Um deles foi o filme “The Runaways – Garotas do Rock” (2010), em que a atriz interpretou Joan Jett.

Quando a produção da saga ficou sabendo que Stewart queria cortar o cabelo igual ao de Jett, ofereceu até “bônus” (leia-se: suborno) para convencê-la do contrário. Não colou. Resultado: precisaram arranjar peruca para ela em “Eclipse”.

Taylor Lautner ‘encorpou’ para continuar no papel de Jacob

Jacob na floresta em Lua Nova
A produção tinha decidido dispensar Lautner se ele não ‘encorpasse’ para o segundo filme (Imagem: Divulgação)

É difícil imaginar o triângulo amoroso Edward-Bella-Jacob com rostos que não sejam os de Pattinson, Stewart e Lautner. Mas a produção já tinha decidido substituir Taylor se ele não conseguisse ficar sarado suficiente para estrelar em “Lua Nova”.

O ultimato levou o ator a seguir uma rotina com duas horas diárias de academia (cinco dias na semana) e dieta de quatro mil calorias por dia. Por sorte (e muito esforço), ele conseguiu “encorpar” o suficiente para se manter no papel. E os fãs agradecerem.

Nikki Reed é madrinha de filho do Jackson Rathbone

Nikki Reed e Jackson Rathbone na estreia de Amanhecer
Nikki Reed e Jackson Rathbone se conheceram num aeroporto em Los Angeles (Imagem: Gareth Cattermole/Getty Images)

Logo após as gravações das duas partes de “Amanhecer”, o ator Jackson Rathbone, que interpretou Jasper Hale, teve seu primeiro filho: Monroe Jackson Rathbone VI, hoje com dez anos.

O ator, então, escolheu Nikki Reed – atriz que incorporou Rosalie Hale, a “gêmea” de Jasper – como madrinha. Os dois se conheceram no aeroporto de Burbank, em Los Angeles, nos EUA. Rathbone estava prestes a ser barrado na fila, por conta do seu violão (ele é músico também), e Nikki o salvou.

“Acho que minha amizade com a Nikki Reed começou num momento muito interessante, nos terminais da Southwest. Eu estava tentando entrar no avião carregando meu violão quando a aeromoça disse que não podia. Aí, essa voz angelical surgiu de trás de mim dizendo: ‘Com licença senhora, eu posso garantir que ele vai conseguir, porque já fez isso antes’. Eu olho para trás e vejo essa linda criatura que nunca tinha conhecido antes. Nikki Reed. Foi o começo de uma linda amizade.”

Jackson Rathbone, em entrevista ao Pop Sugar

Diretor de ‘Amanhecer’ proibiu palavrões no set

Bella conversando com Renesme em Amanhecer
Diretor usou ‘pote dos xingamentos’ para evitar obscenidades perto da atriz Mackenzie Foy, com 12 anos na época (Imagem: Reprodução)

A presença de Mackenzie Foy, que interpretou Renesmee, trouxe mudanças para as gravações de “Amanhecer: parte 2”. Na época, a atriz tinha 12 anos, então o diretor Bill Condon implementou o “pote do xingamento”, em que a pessoa coloca dinheiro por ter falado algo obsceno.

Valeu a tentativa, mas os xingamentos ainda rolaram. A boa notícia é que a produção repassou o dinheiro “arrecadado” para um hospital infantil. E a própria Mackenzie faturou “uns milhares de dólares” com as escorregadas do elenco, segundo Kristen Stewart.

My Chemical Romance não quis participar de ‘Lua Nova’

Membros da banda My Chemical Romance no clipe de Welcome to the Black Parade
Vocalista Gerard Way disse que a banda era muito exigente para topar ser parte de uma trilha sonora (Imagem: Divulgação)

Parte dos fãs defendia, em meados de 2009, que a banda My Chemical Romance se encaixaria perfeitamente na trilha sonora de “Lua Nova”, segundo filme da saga. Não demorou para começar os rumores de que o grupo teria topado participar do projeto.

Logo em seguida, o vocalista Gerard Way desmentiu os boatos, numa entrevista para a MTV News. Ele disse que a banda era muito exigente quando o assunto era integrar trilhas sonoras. Uma pena. Por sorte, Paramore, Muse e Linkin Park toparam.

Imagem de destaque: Divulgação

Fontes: Buzzfeed e Screen Rant

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!