Um estudo realizado por cientistas da Universidade Adam Mickiewicz, da Polônia, descobriu que os compostos presentes em vegetais como batata, berinjela e tomate podem ajudar no combate de alguns tipos de câncer

De acordo com a análise, os compostos bioativos encontrados nos vegetais chamados de glicoalcalóides podem ser combinados com medicamentos para aumentar a eficiência nos tratamentos de câncer, podendo inibir o crescimento e até mesmo eliminar células cancerígenas.

publicidade

Leia mais:

Como mostra o artigo publicado pela Frontiers, o estudo utilizou cinco glicoalcalóides que estão presentes nos vegetais da família de plantas Solanaceae: solanina, chaconina, solasonina, solamargina e tomatina. 

publicidade

As pesquisas mostraram que a solanina, em especial, tem capacidade de impedir que alguns produtos quimicos “potencialmente cancerígenos” possam se transformar em um câncer no corpo. Utilizada em estudos com um tipo específico de celulas de leucemia mostraram que doses terapêuticas da solanina pode matar essas células.

A chaconine tem propriedades anti-inflamatórias que podem tratar a sepse, uma infecção grave. Já a solamargina – presente nas berinjelas – tem a capacidade de impedir a reprodução de células cancerígenas no fígado.

publicidade
Berinjela
(Imagem: nnattalli/Shutterstock)

Os pesquisadores destacam que ainda são necessários diversos estudos para determinar se esses glicoalcalóides podem ser colocados em prática nos tratamentos médicos, conforme apontou Magdalena Winkiel, cientista que liderou os estudos.

“Cientistas de todo o mundo ainda estão procurando drogas que serão letais para as células cancerígenas, mas ao mesmo tempo seguras para as células saudáveis. Não é fácil, apesar dos avanços da medicina e do poderoso desenvolvimento de modernas técnicas de tratamento. Por isso, pode valer a pena voltar às plantas medicinais que foram usadas anos atrás com sucesso no tratamento de várias doenças. Acredito que vale a pena reexaminar suas propriedades e talvez redescobrir seu potencial”.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!