Receber os frutos da monetização de conteúdos e ganhar dinheiro nas redes sociais é um sonho de muitas pessoas, principalmente para quem faz parte da Geração Z e conviveu bastante tempo da vida com a tecnologia. A questão está se tornando cada vez mais visível na realidade da web.
O ano que vem poderá ser um ano agitado nas mídias sociais. Segundo um relatório de tendências do Instagram para 2023, quase dois terços da Geração Z planejam utilizar a plataforma para ganhar dinheiro. A plataforma da Meta fez o levantamento em parceria com a Worth Global Style Network (WGSN) e pesquisou 1.200 usuários da rede, questionando tópicos e aspirações financeiras de pessoas com 16 a 24 anos de idade.
Leia também!
- Google Fotos começa a testar busca por rosto das pessoas; confira
- Twitter Blue planeja mudar novamente os preços de assinatura
- Instagram lança ferramenta que avisa usuários se seus posts serão recomendados pela plataforma
De acordo com as descobertas do estudo, os entrevistados não desejam necessariamente ser criadores em tempo integral. 64% das pessoas têm planos para monetizar um projeto pessoal no Instagram ou outras redes sociais em um futuro próximo, uma mudança considerável em comparação com o relatório do ano passado.
No levantamento anterior do Instagram para 2022, 87% da Geração Z concordava com a afirmação de que “muitas pessoas são forçadas a trabalhar em vários empregos para pagar as contas”. Enquanto isso, 71% dos entrevistados prefeririam ter um emprego relevante, ainda que isso significasse receber menos dinheiro.
Com isso, os dados levantados apontam que os interesses da Geração Z podem se transformar em projetos pessoais na internet, já que postar no Instagram ou TikTok seria mais favorável do que realizar certos trabalhos.
E o tempo investido nas redes sociais pela Geração Z realmente pode ser utilizado para algum tipo de monetização. Uma pesquisa da Pew Research deste ano indica que 35% dos adolescentes utilizam o YouTube, TikTok, Snapchat, Instagram ou Facebook “quase constantemente”.
Informações via Mashable
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!