Receber os frutos da monetização de conteúdos e ganhar dinheiro nas redes sociais é um sonho de muitas pessoas, principalmente para quem faz parte da Geração Z e conviveu bastante tempo da vida com a tecnologia. A questão está se tornando cada vez mais visível na realidade da web.

O ano que vem poderá ser um ano agitado nas mídias sociais. Segundo um relatório de tendências do Instagram para 2023, quase dois terços da Geração Z planejam utilizar a plataforma para ganhar dinheiro. A plataforma da Meta fez o levantamento em parceria com a Worth Global Style Network (WGSN) e pesquisou 1.200 usuários da rede, questionando tópicos e aspirações financeiras de pessoas com 16 a 24 anos de idade.

publicidade

Leia também!

De acordo com as descobertas do estudo, os entrevistados não desejam necessariamente ser criadores em tempo integral. 64% das pessoas têm planos para monetizar um projeto pessoal no Instagram ou outras redes sociais em um futuro próximo, uma mudança considerável em comparação com o relatório do ano passado.

publicidade
Imagem: Reprodução/Ryan J. Lane
Imagem: Reprodução/Ryan J. Lane

No levantamento anterior do Instagram para 2022, 87% da Geração Z concordava com a afirmação de que “muitas pessoas são forçadas a trabalhar em vários empregos para pagar as contas”. Enquanto isso, 71% dos entrevistados prefeririam ter um emprego relevante, ainda que isso significasse receber menos dinheiro.

Com isso, os dados levantados apontam que os interesses da Geração Z podem se transformar em projetos pessoais na internet, já que postar no Instagram ou TikTok seria mais favorável do que realizar certos trabalhos.

publicidade

E o tempo investido nas redes sociais pela Geração Z realmente pode ser utilizado para algum tipo de monetização. Uma pesquisa da Pew Research deste ano indica que 35% dos adolescentes utilizam o YouTube, TikTok, Snapchat, Instagram ou Facebook “quase constantemente”.

Informações via Mashable

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!