Este domingo foi um dia e tanto para o mundo espacial. Além da amerissagem da Cápsula Orion da Artemis 1, a SpaceX fez um lançamento histórico para a Startup Japonesa Ispace. Em um foguete Falcon 9, o módulo lunar decolou da base de Cabo Canaveral, na Flórida, após dois adiamentos.

A missão lançada pela SpaceX é a primeira de um programa chamado Hakuto-R, que significa “coelho branco” em japonês. A pequena Ispace possui apenas 200 funcionários e espera que o módulo chefe na órbita lunar em abril de 2023.

publicidade

“Nossa primeira missão lançará as bases para liberar o potencial da Lua e transformá-la em um sistema econômico sólido e dinâmico”, disse o presidente da Ispace, Takeshi Hakamada. 

SpaceX e o lançamento com a Ispace

Se pousar na Lua, o Japão pode ser o quarto país a conseguir o feito, atrás de Estados Unidos, Rússia e China. O módulo também carrega uma sonda de 10 quilos construída pelos Emirados Árabes Unidos.

publicidade

Leia mais:

A Ispace também cogita trabalhar com a NASA na missão Artemis e tem como objetivo desenvolver “um serviço de transporte frequente e de baixo custo para a Lua”.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!