O crescente interesse na Família Addams causado pela série da Netflix Wandinha vem trazendo à tona histórias sobre os famosos personagens de Charles Addams. Uma destas histórias envolve uma pintura gigantesca, que acabou escondida na biblioteca de uma universidade.

Em 1952, Charles Addams, no auge de suas habilidades como cartunista, pintou um exuberante mural monocromático em tela para um bar no Dune Deck, um hotel nos Hamptons. A obra tem quase quatro metros de comprimento e mais de um metro e meio de altura.

publicidade

Leia mais:

Quando o hotel mudou de mãos, os novos proprietários – um deles ex-aluno de Penn State – doaram a pintura ao museu de arte da universidade. Alguns anos depois, o mural foi transferido para a biblioteca, onde ficou pendurado na área de Serviços de Empréstimo, até ser relegado ao local atual, em 2000. Em algum lugar ao longo do caminho, ganhou o nome de “Férias da Família Addams”.

publicidade

Segundo a The New Yorker, revista em que os primeiros quadrinhos da Família Addams foram publicados, o mural agora está no saguão lateral da biblioteca da Universidade Estadual da Pensilvânia, atrás de um vidro. A pintura muitas vezes passa despercebida pelos alunos que circulam no local e por alguns membros do corpo docente.

Os membros da Família Addams não foram devidamente batizados com nomes individuais até a estreia da série de TV “A Família Addams”, em 1964. No entanto, todos estão representados na pintura: Gomez, Morticia, Tio Fester, Vovó, Wandinha, Pugsley e seu mordomo, Tropeço, na praia.

publicidade

O mural foi criado para ser exibido em um resort de praia, então Charles Addams montou a cena na praia. Mas, sendo a Família Addams, ele optou por um dia sombrio e nublado para o passeio.

família addams
O cartunista Charles Addams em frente a um mural que pintou para o bar de um hotel em Hamptons, que ao longo dos anos passou de Long Island a uma biblioteca da Penn State e adotou o nome “An Addams Family Holiday”. Imagem: Look Magazine Photograph Collection/Library of Congress via The New Yorker

Segundo a publicação, a biblioteca está sendo reformada, e por isso o mural vai mudar de lugar novamente. “É uma joia”, disse Richard Riccardo, diretor associado de planejamento de instalações da Penn State ao The New Yorker. “E está perdida lá embaixo.”

publicidade

Wandinha está disponível na Netflix. Veja também onde assistir outras produções da Família Addams disponíveis no streaming.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!