No mar de conteúdo das plataformas de streaming, fica difícil escolher o que assistir. Para facilitar a decisão, o Olhar Digital preparou uma lista para os fãs de filmes de terror antigos que são assinantes da HBO Max.

A lista traz um pouco de tudo. Possessão demoníaca, monstros, assassinos e por aí vai. Confira abaixo 15 filmes de terror antigos para maratonar no streaming da HBO (mas existem, pelo menos, 15 sites para assistir filmes online).

Leia mais:

O Exorcista (1973)

Cena do filme O Exorcista
‘O Exorcista’ (1973) é parada obrigatória para quem quer assistir filmes de terror na HBO Max (Imagem: Reprodução)

Neste clássico do gênero, uma atriz percebe que o comportamento de sua filha, de 12 anos, está assustador. Ela pede ajuda a um padre, que também é psiquiatra – e ele conclui que a garota está possuída. A mãe, então, pede ajuda de outro sacerdote, este especialista em exorcismo. Dirigido por William Friedkin, com roteiro de William Peter Blatty.

publicidade

O Iluminado (1980)

Cena de O Iluminado
‘O Iluminado’ (1980) é um dos clássicos de Stanley Kubrick no catálogo da HBO Max (Imagem: Reprodução)

O escritor Jack Torrance (Jack Nicholson) é contratado para vigiar (e morar) num hotel durante o inverno. Ele se muda com a esposa Wendy (Shelley Duvall) e filho Danny Torrance (Danny Lloyd). O isolamento começa a mexer com a cabeça do escritor, que vai ficando cada vez mais agressivo. Enquanto isso, seu filho passa a ter visões de acontecimentos do passado estranho do hotel. Quem dirigiu o filme, uma adaptação do livro homônimo de Stephen King, foi Stanley Kubrick, que também escreveu o roteiro, com Diane Johnson.

Sexta-Feira 13 (1980)

Cena de Sexta-Feira 13 com Jason
‘Sexta-Feira 13’ é o primeiro deste gênero – e, até hoje, um dos melhores (Imagem: Reprodução)

Um casal de adolescentes foge do acompanhamento Crystal Lake para ter uma noite romântica, mas acabam perseguidos e mortos a facadas. Os assassinatos ocorrem em 1958. Pouco mais de 20 anos depois, em 1979, os dirigentes do acampamento decidem reagir o local. Só que os novos monitores desaparecem e morrem, um por um. O filme – dirigido por Sean Cunningham, que também escreveu o roteiro, com Victor Miller – é o primeiro deste gênero.

Poltergeist, O Fenômeno (1982)

Palhaço atrás de menino em Poltergeist, o Fenômeno
Em ‘Poltergeist, O Fenômeno’ (1982) invadem a casa de uma família (Imagem: Reprodução)

A princípio, os espíritos que invadem a casa dos Freelings parecem crianças brincalhonas. Mas, então, eles ficam com raiva. E quando Carol Anne (Heather O’Rourke), de dez anos, é puxada deste mundo para outro, Steve (Craig Nelson) e Diane Freeling (JoBeth Williams) buscam uma exorcista. Dirigido por Tobe Hooper, com roteiro de Steven Spielberg, Michael Grais e Mark Victor.

A Hora do Pesadelo (1984)

Freddy Krueger e garota em A Hora do Pesadelo
‘A Hora do Pesadelo’ (1984) é outra parada obrigatória entre os filmes de terror antigo na HBO Max (Imagem: Reprodução)

Um grupo de adolescentes passa a ter pesadelos com ataques de um homem deformado e com garras de aço. Este homem é Freddy Krueger (Robert Englund), um assassino em série que mata as pessoas em seus sonhos. E quando elas morrem lá, também morrem na vida real. Dirigido e escrito por Wes Craven.

O Advogado do Diabo (1997)

Kevin Lomax conversando com John Milton em Advogado do Diabo
‘O Advogado do Diabo’ (1997) coloca elenco de peso numa trama tensa (Imagem: Reprodução)

John Milton (Al Pacino), dono da maior firma de advocacia de Nova York, contrata Kevin Lomax (Keanu Reeves), advogado de uma cidadezinha na Flórida que nunca perdeu um caso. Mary Ann (Charize Theron), esposa de Lomax, começa a testemunhar aparições demoníacas. E Milton sempre contorna os problemas e perturbações do seu novo advogado. Dirigido por Taylor Hackford, com roteiro de Jonathan Lemkin e Tony Gilroy.

Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado (1997)

Grupo de amigos assustados dentro de um carro
Em ‘Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado’ (1997) um grupo de amigos tenta fugir de um assassino (Imagem: Reprodução)

Quatro adolescentes atropelam um homem. Achando que ele estava morto, o grupo se livra do corpo. Um ano depois, eles se reencontram e uma das jovens recebe um bilhete dizendo: “Eu sei o que vocês fizeram no verão passado”. E um assassino encapuzado começa a atormentá-los. Dirigido por Steve Mirkovich e Jim Gillespie, que também escreveu o roteiro.

Blade: O Caçador de Vampiros (1998)

Blade cercado de vampiros
Blade (1998) está entre os primeiros filmes de terror da Marvel (Imagem: Reprodução)

Após ser contaminado pelo sangue de um vampiro, Blade (Wesley Snipes) se transforma num guerreiro híbrido: meio homem, meio vampiro. Desde então, ele se dedica a caçar o líder dos mortos-vivos Deacon Frost (Stephen Dorff) e seus asseclas, que planejam aumentar sua dominação sobre a raça humana. Quem dirigiu o primeiro blockbuster da Marvel (sim, antes de “Homem-Aranha”) foi Stephen Norrington, com roteiro de David Goyer, Marv Wolfman e Gene Colan.

Lenda Urbana (1998)

Poster de Lenda Urbana, um dos filmes de terror na HBO Max
‘Lenda Urbana’ (1998) traz Jared Leto, Alicia Witt, Rebecca Gayheart e Tara Reid no elenco (Imagem: Divulgação)

Jared Leto, Alicia Witt, Rebecca Gayheart e Tara Reid estrelam neste clássico slasher dos anos 90. Um grupo de estudantes universitários são assombrados pela suspeita de que várias mortes estranhas no campus estão ligadas a lendas urbanas. Dirigido por Michael McDonnell e Jamie Blanks, com roteiro de Silvio Horta.

A Bruxa de Blair (1999)

Cena de A Bruxa de Blair
‘A Bruxa de Blair’ (1999) está entre os filmes de terror que fizeram história no gênero (Imagem: Reprodução)

Um trio de estudantes de cinema vai para a floresta do leste de Maryland filmar um documentário. O tema: uma lenda local da Bruxa de Blair. Eles se perdem na floresta e percebem que não estão filmando uma lenda, mas seu próprio horror. Dirigido por Dan e Daniel Myrick; e Eduardo Sánchez, os dois últimos também responsáveis pelo roteiro.

Premonição (2000)

Poster de Premonição, um dos filmes de terror antigo na HBO Max
‘Premonição’ (2000) é um dos filmes de terror mais ‘anos 2000’ que você vai assistir (Imagem: Divulgação)

Quando o adolescente Alex Browning (Devon Sawa) prevê que o avião em que ele e seus amigos viajariam ia explodir, o grupo decide não embarcar. Mas eles começam a morrer misteriosamente, um a um. Assustados, os sobreviventes restantes se unem para tentar entender o que está acontecendo. Dirigido por James Wong, que também escreveu o roteiro, junto de Jeffrey Reddick e Glen Morgan.

Freddy vs Jason (2003)

Jason e Freddy Krueger em um dos filmes de terror dos personagens
Freddy Krueger tenta manipular Jason, mas o plano falha e os dois se enfrentam (Imagem: Reprodução)

A população de Springwood condenou Freddy Krueger (Robert Englund) ao esquecimento. Mesmo enfraquecido, ele decide se vingar. Krueger manipula Jason Voorhees (Ken Kirzinger) no inferno, enviando-o para aterrorizar a cidade. Quando o plano sai do controle e Jason percebe que Freddy o usou, os dois se enfrentam. Dirigido por Ronny Yu, com roteiro de Damian Shannon, Mark Swift, Wes Craven e Victor Miller.

Jogos Mortais (2004)

Homem sendo arrastado em Jogos Mortais
‘Jogos Mortais’ (2004) o primeiro filme de uma saga que mudou o terror (Imagem: Reprodução)

Este é o primeiro filme de uma saga que mudou o terror para sempre. Nele, dois homens acordam acorrentados a um cano dentro de uma câmara subterrânea. Para salvar suas vidas, eles devem resolver um quebra-cabeça complexo. Quem investiga esse caso é o detetive David Tapp (Danny Glover), que fica obcecado por capturar o assassino Jigsaw (Tobin Bell). Dirigido por James Wan, que também escreveu o roteiro, com Leigh Whannell.

A Casa de Cera (2005)

Boneca de cera no filme A Casa de Cera
Em ‘A Casa de Cera’ (2005), um grupo de amigos fica preso num museu de cera numa cidade fantasma (Imagem: Reprodução)

Carly Jones (Elisha Cuthbert), Paige Edwards (Paris Hilton), Wade (Jared Padalecki), Nick Jones (Chad Murray) e outros dois amigos estão a caminho de um jogo de futebol americano quando o carro quebra, na altura de uma cidade fantasma. Eles buscam auxílio no único lugar aberto: um museu de cera. A perfeição das esculturas impressiona os jovens, até que eles entendem a razão de tanto realismo. Dirigido por Jaume Collet-Serra, com roteiro de Chad e Carey Hayes.

O Albergue (2006)

Homem preso no chão no filme Albergue
Universitários mochileiros descobrem um albergue na Eslováquia que não é tão divertido quanto esperavam (Imagem: Reprodução)

Paxton (Jay Hernandez) e Josh (Derek Richardson) são universitários estadunidenses que decidem fazer mochilão pela Europa. Eles descobrem um albergue particular, na Eslováquia, descrito como um nirvana. Empolgados com as novas experiências, eles descobrem o suplício que rolava nos porões do hostel. Dirigido e escrito por Eli Roth.

Imagem de destaque: Reprodução e Divulgação

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!