Os aplicativos de mensagem são uma realidade na vida de uma boa parte da sociedade. É difícil encontrar um celular que não tenha o WhatsApp, Telegram ou outras plataformas de mensagem instaladas. 

Inclusive, essa é uma briga de cachorros grandes, afinal, os dois aplicativos lutam pelo posto de maior mensageiro mundial. O WhatsApp ocupa o posto com uma grande vantagem, mas o Telegram corre atrás do prejuízo de todas as maneiras possíveis. 

publicidade

Leia também!

O aplicativo verde da Meta já é utilizado por mais de 2 bilhões de pessoas mundialmente, enquanto a criação de Pavel Durov é utilizada por aproximadamente 700 milhões de pessoas. 

publicidade

Apesar do número menor de usuários, o Telegram é defendido com afinco e quem utiliza o app, afirma que não o trocaria por nenhum outro, incluindo o próprio WhatsApp. 

Quais as principais diferenças entre o WhatsApp e Telegram? 

Os dois aplicativos possuem criptografia de ponta a ponta e possibilidade de criação de chats temporários, que são excluídos depois de determinado tempo, garantindo mais privacidade aos usuários. 

publicidade

Porém, há um recurso compartilhado entre os aplicativos que funcionam de maneira diferente e isso gera bastante polêmica: a possibilidade de apagar mensagens. 

Enquanto o WhatsApp avisa quando um usuário deleta uma mensagem para todos do chat, o Telegram permite realizar a ação sem que ninguém fique sabendo. 

publicidade
Mobile phone with Telegram and WhatsApp
Imagem: Postmodern Studio/Shutterstock

Outro ponto de destaque do Telegram é o alto número de pessoas que podem ser colocadas em um grupo. O limite do Whatsapp é de 256, recentemente foi aumentado para 1.024, enquanto o concorrente pode alcançar até 200 mil pessoas em um único chat

O Telegram também é muito famoso por seus bots. O aplicativo está recheado de inteligências artificiais que respondem automaticamente, há até alguns jogos disponíveis na plataforma. 

Porém, muitos apontam para a facilidade na disseminação de notícias falsas pelo Telegram. Principalmente nos canais com grande número de pessoas. O app chegou até a ser bloqueado no Brasil em decorrência destes problemas.

Por que as pessoas trocam o WhatsApp pelo Telegram?

A escolha do aplicativo varia muito de um usuário para o outro. Há quem prefira o WhatsApp pela praticidade dele ter sido o primeiro aplicativo de mensagens a se popularizar, e há quem use o Telegram por acreditar que a plataforma tem mais recursos. 

“O Telegram tem uma comunidade de usuários muito mais ativa em desenvolvimento de recursos, personalização e bots. O fato de tudo ficar na nuvem também ajuda ao trocar do celular para o computador, e sem sobrecarregar o celular com imagens que você não quer baixar, mas ainda assim precisa manter na conversa para entendê-la”, relata Luciana Ueda.

“Telegram é mais leve, tem mais recursos e o principal deles é dividido em dois: bots pra tudo e histórico sincronizado sem mimimi”, afirmou André Fogaça. O jornalista ainda explicou que o fato de poder conectar seu perfil do Telegram a quantos dispositivos quiser é outro ponto que facilita muito a vida dos usuários

Telegram x WhatsApp
Imagem: DOERS/Shutterstock

Segundo Fogaça, um dos principais motivos por preferir o Telegram é o fato do “programa ser mais leve e com recursos extras, até então inexistentes no WhatsApp, como envio de arquivos grandes (até 2 GB), uso de bots, mensagens para si próprio que serve como um ‘Google Drive‘ misturado com um ‘Evernote’ da vida, indo também para os emojis e stickers animados com qualidade excepcional”.

A estudante de medicina veterinária Catarina Cury, apontou que prefere o Telegram pois a ferramenta aparenta trazer novos recursos mais rápido do que o WhatsApp, “por exemplo acelerar áudio, mensagem temporária, chat secreto, tela de fundo de acordo com a pessoa”. 

A futura veterinária ainda explicou que o fato de não utilizar seu número de telefone é uma grande vantagem ao pensar na segurança. Cury também disse que o Telegram facilita a entrada em canais populares, desde aqueles voltados ao entretenimento, quanto os mais informativos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!