Como esperado, a Apple liberou o iPadOS 16.2 e com ele os modelos de iPad compatíveis voltam a utilizar a tela externa como extensão do sistema operacional. O recurso é exclusivo para poucas e mais potentes versões do produto e pretende diminuir ainda mais a linha que separa este tipo de gadget, de um PC tradicional – ou mesmo do macOS.

Com o iPadOS 16.2 a Apple consegue finalmente liberar algumas ferramentas prometidas lá no fim do primeiro semestre, durante a WWDC deste ano. A maior falta estava na possibilidade de conectar um iPad em um monitor e ter uma interface mais parecida com um PC, no lugar de apenas espelhar o conteúdo.

publicidade

Leia mais:

Mesmo com a novidade voltando para o iPad, ela continua com limite de quatro apps abertos na tela externa, conectada via HDMI, junto de mais quatro deles na interface do display do próprio tablet.

publicidade
iPadOS 16.2 com tela externa (Imagem: reprodução)
iPadOS 16.2 com tela externa (Imagem: reprodução)

iPadOS 16.2 também traz o Freeform

Agora, com o update liberado, os usuários finalmente podem utilizar o iPad como se fosse um PC, ou com menores limitações para este tipo de funcionalidade. Outra adição prometida lá no iPadOS 16 e que chega somente agora é o Freeform, que também foca em produtividade e entrega uma espécie de lousa virtual colaborativa, para trabalho em equipe ou um brainstorm.

O Freeform funciona com outros usuários, mesmo que eles estejam em um iPhone, Mac ou outro iPad. Junto dele chega o Apple Music Sing, uma espécie de karaokê para algumas músicas disponibilizadas dentro do serviço de streaming da empresa da maçã, concorrente de outros como Spotify e Deezer.

publicidade

Outras melhorias foram inseridas, como correções para bugs reportados anteriormente. Uma delas melhora a busca por conteúdo no app Mensagens, outra resolve uma falha que tornava os gestos do multitouch inoperantes, resolvendo até mesmo notas não sincronizadas no iCloud.

iPadOS 16.2 com tela externa (Imagem: reprodução)
iPadOS 16.2 com tela externa (Imagem: reprodução)

A atualização já está disponível para todos os usuários e no iPad Air com chip M1 ela envolve o download de 1,02 GB.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!