O esquiador sueco, Jon Olsson, tinha como sonho construir a sua própria embarcação de alto desempenho. O resultado do seu projeto pessoal foi o 52R Hybrid. Um barco pra lá de potente do tipo RIB (“Rigid Inflatable Boat”, ou barco inflável rígido em português).

Mais rápido do mundo?

A sigla em inglês engloba modelos leves que combinam um fundo de casco rígido com tubos laterais de ar inflados por alta pressão.

publicidade
  • Com inspiração militar no design e nível de acabamento comparável ao de supercarros, o 52R Hybrid deixa até as lanchas para trás, podendo atingir mais de 185 km/h (ou 100 nós).
  • Nos testes de velocidade, o veículo teria atingido 192 km/h (104,2 nós), quebrando o recorde mundial da categoria de 187 km/h (101,6 nós).
  • Seus dois motores da Mercury Racing geram nada menos de 3.100 cavalos, o que explica de onde vem tanta velocidade.
  • A embarcação tem um sistema de propulsão híbrida. No modo elétrico, é possível navegar sem ruídos e emissões por até duas horas. Entretanto, a velocidade máxima cai para 14,8 km/h (8 nós).
A cabine do piloto imita o cockpit de um carro de corrida, com direito até a bancos esportivos. Imagem: Divulgação

Quem ajudou a tirar a ideia do papel foi a Bernico Powerboats. A empresa belga especialista em barcos personalizados diz que não existe nada parecido no mercado e reivindica a coroa de barco RIB mais rápido do mundo.

Por dentro, também há preocupação com o conforto da tripulação. O barco conta com uma cabine confortável, beliche duplo, banheiro com pia e duas mesas de jantar grandes no cockpit.

publicidade

Veja também:

No fim, o preço mantém a extravagância. O 52R Hybrid vale nada menos que 3 milhões de euros, quase R$ 17 milhões em conversão direta, rivalizando até com alguns iates.

publicidade

Imagem principal: Divulgação

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!