Garoto de 14 anos é a pessoa mais jovem aprovada no ITA, vestibular mais difícil do Brasil

Além dessa aprovação no ITA, o jovem já passou em Medicina pela terceira vez, até mesmo na Universidade de Fortaleza (Unifor)
Por Isabela Valukas Gusmão, editado por Lucas Soares 15/12/2022 11h10, atualizada em 15/12/2022 14h43
caio
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Ser aprovado no vestibular é considerado um sonho para muitas pessoas. Agora, já pensou ser aprovado em um dos principais vestibulares do país com apenas 14 anos? Esse é o caso do Caio Temponi. O jovem é um colecionador de aprovações em concursos e vestibulares, e desta vez, conseguiu ser aprovado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Essa aprovação o tornou a pessoa mais jovem a conseguir tal feito.

O ineditismo foi tamanho que até mesmo o reitor da instituição, o professor Anderson Correia, emitiu um comunicado em suas redes sociais em que destaca a conquista de Temponi e o marco para a história do ITA.

Imagem: Instagram

Leia mais:

Garoto prodígio aprovado no ITA

Além dessa aprovação, o jovem passou em Medicina pela terceira vez, e já foi aprovado na última edição do vestibular da Universidade de Fortaleza (Unifor), nesse mesmo curso. O nome de Caio também consta na lista de aprovados para o curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Cariri (UFCA), esta é a sua conquista mais recente. Até mesmo o primeiro lugar no curso de Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) figura na lista do garoto.

Outra conquista que aconteceu ainda em 2022, foi quando Caio recebeu a medalha de ouro na 28ª Olimpíada Internacional de Matemática de Maio, na categoria até 13 anos. Nessa ocasião, ele concorreu com estudantes de outros 12 países e foi o único brasileiro a conquistar o ouro e alcançar a maior nota do exame, 44 pontos, contra 34 dos segundos colocados.

Caio tem um assessor e consultor, o professor Fabiano de Abreu Agrela, que trabalha com jovens de inteligência acima da média, já que ele próprio faz parte desse grupo. Segundo Agrela, “a persistência, vontade e humildade em querer aprender de Caio Temponi, da forma que ele faz, é inédito para mim. Tenho um orgulho muito grande em poder estar com ele e sua família nessa trajetória”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Isabela Gusmão é estagiária e escreve para a editoria de Ciência e Espaço. Além disso, ela é nutricionista e cursa Jornalismo, desde 2020, na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.