Desafios do empreendedor em 2023: democratização e tecnologia

A inteligência artificial e o seu uso sem código (como tecnologias low-code e no-code), ajudaram a automatizar processos
Por Léo Andrade, editado por André Lucena 15/12/2022 23h00
Desafios do empreendedor em 2023: democratização e tecnologia
Desafios do empreendedor em 2023: democratização e tecnologia / Imagem: SWKStock (Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Por Léo Andrade

O ano de 2022 foi responsável pelo maior uso e aprimoramento de tecnologias que antes eram conhecidas, mas não tanto utilizadas. Temos como exemplo a inteligência artificial e o seu uso sem código, como as tecnologias low-code, no-code, que ajudaram na automatização dos processos, no aumento da produtividade e nas soluções de problemas e nas inovações.

As soluções remotas também ajudaram na autonomia sobre a jornada de trabalho; a expansão e adoção da cultura de dados colocaram o Data Science no topo dos assuntos do mundo inteiro; o uso constante de pagamentos digitais, como o Pix e o WhatsApp Pay; o uso de chatbots para facilitar e agilizar os atendimentos; a diversidade no uso dos servidores em nuvem; as pesquisas e experiências por voz, e a busca por serviços e atendimentos personalizados são outros exemplos de evoluções que se reafirmaram neste ano.

Leia mais:

Mas, mesmo com todas as facilidades, muitos empresários ainda não conseguiram se adaptar a essas mudanças. Portanto, o desafio do empreendedor em 2023 vai girar em torno do planejamento estratégico e da revisão dos modelos de negócios existentes, a fim de que toda empresa fique a par das soluções e ideias inovadoras que estão em alta.

Além disso, os dados devem ganhar protagonismo, sendo importante considerar o maior impacto das leis de privacidade, segurança cibernética e as novas aplicações e inovações deste setor, que já estão vigentes neste ano.

A democratização da tecnologia

A inclusão digital é uma forma de democratizar a tecnologia para deixá-la mais acessível as pessoas e melhorar a qualidade de vida delas, fazendo-as pensarem em outras perspectivas dos problemas do cotidiano.

Durante a pandemia do covid-19, o processo de inovação tecnológica se acelerou, muito por iniciativas das startups, já que elas têm as ferramentas tecnológicas como sinônimo de evolução e agilidade em seus processos.

Com as inovações, o empreendedor tem mais chances de sobreviver no mercado e expandir as soluções oferecidas aos clientes. Isso é possível porque através das tecnologias, tanto para pequenos quanto para grandes negócios, como a automatização de processos, por exemplo, há uma menor taxa de erros e um aumento considerável da produtividade.

Haverá mais eficiência e, quanto mais soluções tecnológicas forem adotadas, mais as tarefas do dia a dia podem ser automatizadas, garantindo mais tempo dedicado à gestão e à parte estratégica do negócio.

*Léo Andrade é influenciador e especialista em tecnologia, referência em low-code e no-code no Brasil e autor dos e-books gratuitos A Revolução Low-code e Citizen Developers

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Léo Andrade
Colunista

Léo Andrade é colunista no Olhar Digital

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.

Ícone tagsTags: