Um levantamento da Scout Digital encomendado pela GoDaddy revelou que além das questões financeiras, iniciar um negócio próprio vai além da motivação por renda.

A pesquisa entrevistou pequenos empreendedores brasileiros que classificaram quais as razões para abertura de um negócio. O levantamento mostra que 42% dos entrevistados abriram um novo negócio pela paixão ou desejo de mudar de rumo profissional.

Leia mais:

Mas os aspectos financeiros não ficam de lado. Outras razões para abertura de um novo negócio estão relacionadas a demissões e necessidade de complementar renda. A pesquisa apontou que 37% dos entrevistados decidiram começar um novo negócio após perderem o emprego, outros 35% disseram que precisavam de uma fonte de renda adicional.

publicidade

A pretensão de desenvolverem uma ideia para um novo produto ou serviço motivou 20% dos novos empreendedores a abrirem seu próprio negócio.

“Sempre soubemos que o povo brasileiro tem o DNA do empreendedor, e esta pesquisa mostra como isso é verdade”, disse Luiz D’Elboux, Country Manager da GoDaddy no Brasil. “Ficamos surpresos com o alto índice de entrevistados que afirmaram que a realização de um sonho foi o maior impulso para empreender, além da necessidade de novas fontes de renda”.

Tainara Ribeiro, jovem empresária da pequena cidade de Canindé, no Ceará, representa a combinação de duas motivações apresentadas na pesquisa. No auge da pandemia, Tainara deu os primeiros passos para seu objetivo de conseguir uma renda adicional e realizar um de seus sonhos.

 “Juntei duas coisas que eu realmente gostava muito: papelaria e a cor azul”, relata a empreendedora. “Eu também estava procurando uma renda extra para ajudar nas despesas da faculdade”.

A pesquisa também revelou a força do brasileiro no empreendedorismo digital. Dos entrevistados, 66% disseram que já vendem seus produtos ou serviços na internet, outros 32% responderam que vendem exclusivamente por meios digitais. Além disso, os empreendedores também se mostram otimistas, com 90% que disseram estar confiantes sobre o futuro dos negócios.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!