Por Luiz D’Elboux*

Escolher um nome para seu site – ou seu nome de domínio – é essencial para atrair a atenção na Internet. E conseguir este destaque pode parecer um tanto complicado. De acordo com o Internet World Stats há mais de 5 bilhões de pessoas conectadas à Internet, número que cresce a cada dia. Você pode imaginar que uma boa parte deste número crescente de pessoas são empreendedores que procuram colocar suas ideias on-line, fazendo da busca do domínio perfeito uma área competitiva.

Aqui, a GoDaddy elaborou um simples guia passo a passo para ajudar os aspirantes ou empresários ativos e proprietários de pequenas empresas a encontrar um nome de domínio atraente para seu website, que permitirá que as pessoas encontrem a empresa facilmente através de mecanismos de busca como o Google.

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Passo 1: Qual é o melhor momento para escolher um nome de domínio?

Devido ao grande número de domínios registrados, a melhor escolha é criar algumas opções de nome para a empresa e verificar se o domínio está disponível. O ideal é verificar se existem nomes de domínio potenciais com base nas ideias para os nomes da empresa, para ver quais nomes de domínio estão disponíveis.

Isso ajuda a evitar desperdício de energia e até mesmo de dinheiro na criação de logotipos e outros materiais de marketing, apenas para descobrir mais tarde que o nome escolhido para a empresa já tem o domínio registrado por outra pessoa ou empresa. Esta pesquisa deve ser feita antes de pensar no registro de marcas e patentes.

A dica aqui é criar uma lista de nomes relacionados ao negócio, mas só escolha o nome da empresa após passar pelos passos abaixo.

Passo 2: Crie um nome de domínio que seja facilmente encontrado

Quando houver uma lista de nomes possíveis para o negócio, prepare uma “verificação da realidade”. Agora é hora de descobrir quais termos, palavras e expressões as pessoas podem procurar quando quiserem contratar um serviço ou produto que a empresa oferece.

Há duas maneiras fáceis de identificar termos de busca quando as pessoas buscam algo na Internet:

  • Usando o autocompletar do Google. Digite termos relacionados ao universo da empresa e veja como o Google completa a pesquisa. Por exemplo, se for um negócio relacionado a esportes, os possíveis termos de busca podem ser “Esportes para…”, “Esportes de lazer”, “Esportes de…”.
  • Use o Adwords Keyword Planner, uma ferramenta para quem tem algum conhecimento de Adwords. Aqui deve-se criar campanhas escolhendo o público-alvo e algumas palavras chaves relacionados ao negócio. O Google então vai trazer sugestões mais assertivas de palavras bem como as mais buscadas. É possível testar sem precisar pagar ou lançar uma campanha.

Passo 3: Escolhendo a extensão perfeita

Agora, com a lista dos nomes que são mais procurados pelas pessoas que consomem o produto ou serviço que a empresa vende, é hora de escolher a extensão. Aqui estão algumas opções:

  • TLDs internacionais (Top Level Domains): Estes são os domínios .com, .net e .org. Eles são a grande maioria das extensões de nomes de domínio utilizadas atualmente na Internet, com cerca de 330 milhões de domínios registrados em todo o mundo. Este tipo de extensão de nome de domínio é o mais usado, mas muitos nomes desejados com uma extensão .com já podem estar em uso.
  • Os ccTLDS (Country Code Top Level Domains) são os domínios de primeiro nível para cada país, por exemplo, .com.br ou .br para o Brasil. Como .com ou .net, eles transmitem credibilidade, ao mesmo tempo em que mostram onde o negócio está baseado, porém, podem limitar o público da empresa ao país relacionado com a extensão.
  • Os Domínios Genéricos de Primeiro Nível (gTLDs) são novas extensões de vários tipos, destinadas a diferentes tipos de atividades, tais como .io, .app, .online, .club, .store, .coffee, .press. Há centenas de exemplos a escolher que podem descrever perfeitamente o negócio. Por serem novas extensões, a chance de obter um nome mais apropriado é maior. Estes também podem ajudar a deixar claro o que a empresa faz, para quando as pessoas estão procurando por um tipo específico de negócio.

Passo 4: Registro do domínio

Uma vez escolhido o nome de domínio ideal, você precisa registrá-lo para que possa chamá-lo de seu. Existem várias opções no mercado para registrar um domínio, mas vale a pena escolher uma plataforma que ofereça serviços adicionais que a empresa provavelmente precisará, tais como hospedagem, construtor de websites, loja online, e-mail profissional etc. Nestas plataformas é possível não só encontrar ofertas atraentes em termos financeiros, mas também poupar tempo com o processo de criação, construção e programação do site.

Com o domínio perfeito em mãos, o empresário pode continuar sua jornada digital para criar outras ferramentas que sejam benéficas para seus negócios e criar uma estratégia de marketing digital para ajudar a colocar os produtos e serviços na frente do maior número possível de clientes potenciais.

*Luiz D’Elboux é o Country Manager da GoDaddy no Brazil

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