A TeamViewer anunciou suas previsões para o mercado de tecnologia em 2023. Os principais prognósticos exploram temas como metaverso industrial, realidade aumentada, realidade mista, inteligência artificial, trabalho híbrido e conectividade

Metaverso Industrial

A digitalização do trabalho tem estado no foco das empresas nas últimas décadas, mas a digitalização de processos para os trabalhadores da linha de frente, que representam cerca de 80% da força de trabalho global, acaba de começar, porém já conseguimos vislumbrar seu enorme potencial para melhorar a eficiência das cadeias de valor industriais em todos os setores, especialmente quando se trata de apoiar os trabalhadores da linha de frente com ferramentas digitais.

publicidade

Leia mais:

Soluções de realidade aumentada (RA) e de realidade mista (RM) criam a base para o metaverso industrial, ajudando os trabalhadores da linha de frente a se tornarem cada vez mais habilidosos, capacitados e satisfeitos.

publicidade

Por conta disso, antecipamos um aumento expressivo na velocidade de adoção das tecnologias do metaverso industrial em 2023. Ainda assim, as empresas devem pensar em diminuir as barreiras de entrada para a implantação de tais soluções.

Esperamos que as tecnologias wearable e hands-free, como óculos inteligentes e software de suporte com RA, continuem a evoluir e facilitar aos trabalhadores da linha de frente a execução de mais tarefas e trabalhos à distância com as mãos livres. Além disso, estimamos um crescimento no uso de smartphones para preencher essa lacuna.

publicidade

Realidade Aumentada/Realidade Mista 

Por conta do atual cenário de incerteza econômica, as corporações têm buscado ferramentas para aumentar a eficiência sobre o uso do tempo e dos recursos de seus funcionários da linha de frente. Um número crescente de empregadores já percebem como as tecnologias avançadas podem ajudar a atingir esse objetivo, a exemplo de wearables, realidade aumentada e realidade mista.

De acordo com uma recente pesquisa da TeamViewer, as empresas que treinam com RA têm 2,5 vezes mais chances de alcançar consistentemente suas metas de onboarding, obtendo benefícios elevados em tópicos como conformidade, acompanhamento de progresso, redução de erros, experiência dos funcionários e retenção de memória das equipes. Dada a gama de vantagens que a RA e a RM trazem para a integração dos funcionários, 62% das empresas já planejam aumentar os investimentos em tecnologias que apoiam os trabalhadores da linha de frente em 2023.

publicidade
Jovem preto jogando jogo de realidade virtual usando óculos
Crédito: Krakenimages.com/Shutterstock

Ao contrário da realidade virtual (RV), que cria um ambiente virtual imersivo, a realidade aumentada magnifica os mundos real e virtual, permitindo que o usuário interaja com o mundo dentro da tela, mesmo estando fora dela. Logo, os ambientes industriais são muito mais adequados para a tecnologia RA, uma vez que exigem uma consciência espacial que só está disponível via RA e MR.

Ao vincular esses dispositivos a dados e workflows, as empresas podem criar o metaverso industrial, ou seja: uma nova plataforma que atenda às necessidades dos trabalhadores do chão de fábrica. Em 2023, os mais variados segmentos da indústria utilizarão essas tecnologias para melhorar radicalmente a eficiência, a produtividade, a integração e a segurança. Não à toa, 80% dos líderes de integração aguardam por tais benefícios já no próximo ano.

Inteligência Artificial

À medida que as empresas buscam melhorar as operações diárias e tornar os processos mais eficientes, a inteligência artificial tem provado ser uma solução promissora — afinal, enriquecer processos manuais complexos com algoritmos de IA de autoaprendizagem tem sido um divisor de águas para projetos de digitalização, agregando valor imediato aos negócios.

Os recursos de inteligência artificial podem ainda ser integrados aos workflows de realidade aumentada para realizar avaliações de checagens por meio de reconhecimento de imagem, ajudando na redução da probabilidade de erros humanos e no aumento da agilidade e do desempenho dos funcionários. As empresas têm também utilizado a combinação de ambas as tecnologias para verificações de segurança automatizadas a fim de fornecer segurança inteligente contra riscos ocupacionais comuns.

Por sua vez, a transformação digital dos processos de fabricação, logística e de cunho empresarial gerou uma mina de ouro de dados, cujas informações são humanamente impossíveis de serem filtradas e qualificadas. É por isso que esperamos ver, em 2023, uma tendência crescente de fabricantes alavancando tecnologias de IA, tanto para análise preditiva e de dados como para suas operações diárias.

Na outra ponta, o ‘time to value’ por meio do enriquecimento de processos manuais complexos com algoritmos de autoaprendizagem será rapidamente percebido pelos clientes. Haverá também maior acessibilidade da inteligência artificial por meio de plataformas, trazendo ainda mais valor para os trabalhadores da linha de frente.

Trabalho Híbrido/Conectividade

Não estamos mais na fase aguda da pandemia, mas ela continua influenciando a forma como as empresas lidam com a introdução de novas tecnologias. Ainda há muitas oportunidades para o software preencher lacunas no mundo híbrido, porém a estabilização do ‘novo normal’ permitiu às companhias adotar uma abordagem mais sustentável que irá alimentar suas metas de transformação digital a longo prazo.

Da integração e treinamento de funcionários à produtividade e eficiência, software e hardware estão em conflito quanto ao fornecimento de informações, incluindo quando e onde são mais necessárias dentro de uma organização. Essa tendência deverá acelerar em 2023, já que tecnologias como IA e RA deverão atingir um nível de maturidade maior para ajudar a criar plataformas úteis e conectadas para suprir as demandas da empresa em relação à economia de custos, aos ganhos de produtividade e à maior satisfação dos trabalhadores.

Home office
Créditos: Shutterstock

Parcerias

Alianças estratégicas entre empresas sempre foram uma ótima ferramenta para expandir o alcance e a usabilidade de um produto ou serviço, além de beneficiar o usuário final — que não precisa procurar vários fornecedores quando as soluções forem agrupadas. No entanto, as parcerias assumiram uma nova importância à medida que avançamos neste período de turbulência econômica. Hoje em dia, as empresas precisam fazer mais com menos e estão buscando tecnologia e dados para que isso aconteça. Dito isso, as tecnologias não podem mais viver em bolhas isoladas, fornecendo soluções pontuais desconectadas para problemas globais.

Somente conectando dispositivos, informações e pessoas por meio de parcerias táticas e planejadas, as companhias poderão alcançar uma transformação digital real que beneficie tanto os funcionários do escritório quanto os da linha de frente. Isso é especialmente verdadeiro em relação às tecnologias emergentes no metaverso industrial, que deverão ganhar adoção expandida por meio de mais parcerias.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!