Ao passar por uma consulta com um médico, você já pode ter tido alguma dificuldade em ler a prescrição passada pelo profissional da saúde. A letra de médico é conhecida por ser uma coisa muito difícil de ser reconhecida, precisando muitas vezes até ser decifrada. Pensando nessa dificuldade, o Google informou que está desenvolvendo um modelo de inteligência artificial que pode decifrar grafias difíceis de serem lidas.

Durante a conferência anual na Índia nesta segunda-feira (19), a empresa anunciou que está trabalhando em parceria com farmacêuticos para desenvolver um recurso capaz de identificar o que foi escrito por médicos.

Leia mais:

google leans
(Imagem: Google/ Reprodução)

O recurso ainda não tem previsão de lançamento, mas a empresa informou que fará parte do Google Lens, ferramenta de IA do Google para identificação de imagens. Conforme relata o TechCrunch, a tecnologia funcionará com os usuários tirando fotos de receitas ou carregando fotos da galeria, após isso o recurso processa a imagem e detecta os medicamentos descritos.

publicidade

“Isso funcionará como uma tecnologia assistiva para digitalizar documentos médicos manuscritos, aumentando os humanos no circuito, como farmacêuticos, no entanto, nenhuma decisão será tomada apenas com base na saída fornecida por essa tecnologia”, disse o Google em comunicado.

Bibliotecas de SP recebem óculos que transformam textos em áudio para deficientes visuais

Bibliotecas municipais de São Paulo receberam 60 novos óculos de realidade virtual OrCam My Eye 2, que contém uma tecnologia israelense capaz de transformar textos em áudio para que pessoas com algum tipo de deficiência visual ou analfabetas possam “ler” qualquer livro.

De acordo com comunicado da Prefeitura de São Paulo na última quinta-feira (15), os óculos são destinados para as 54 bibliotecas da Coordenação do Sistema de Bibliotecas junto do Centro Cultural de São Paulo (CCSP). Os óculos de tecnologia avançada já estão presentes em bibliotecas municipais desde 2018.

Para mais informações leia a matéria completa.