A montadora britânica Radical Motorsport acaba de revelar nesta terça-feira (20) o seu modelo mais recente, o SR3 XXR. O carro de corrida inclui um novo motor de 1,5 litro que gera 232 cavalos e funciona com biocombustível E85, um composto que combina 85% de etanol e 15% de gasolina, algo inédito nos veículos da marca.
Para que o SR3 XXR consiga rodar abastecido com E85, a Radical instalou novos componentes, como um sensor de composição de combustível e uma bomba de recuperação que melhora o fluxo de lubrificação no sistema. As bielas, o sistema de ignição e os pinos do virabrequim também foram aprimorados para entregar “torque e durabilidade incomparáveis”, diz a fabricante.
Veja também:
- Novo Mustang terá o motor V8 mais poderoso da Ford
- Mini ‘Batmóvel’ elétrico vai de 0 a 100 km/h em 1,4 s; assista ao vídeo!
- Supercarros do futuro vão usar ‘tecnologia extraterrestre’
A potência pode não parecer tão atraente, no entanto, graças à construção mais leve, com peso na faixa dos 660 kg, a Radical afirma que o esportivo não decepciona nas pistas, fornecendo cerca de 350 cv por tonelada.

Por enquanto, os números de desempenho ainda não foram revelados. Como comparativo, o irmão mais velho e menos potente, o SR3 XX, vai de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos.
Com mais potência embaixo do capô, foram adicionados freios mais robustos da AP Racing. Já as melhorias aerodinâmicas incluem uma cauda central inspirada nos carros LMP, melhorando a estabilidade nas curvas, e um difusor traseiro em fibra de carbono vendido como opcional.

“O novo carro foi desenvolvido com contribuições valiosas de nossos parceiros revendedores, bem como de clientes atuais e antigos”, comentou o CEO da Radical, Joe Anwyll.
Apesar de o preço final ainda não ter sido anunciado, a Radical já está recebendo pedidos para o SR3 XXR. A produção deve começar em fevereiro de 2023.
Imagem principal: Radical Motorsport/Divulgação
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!