Não faltam competições envolvendo carros de corrida. Uma delas é a ‘Gymkhana’. Basicamente, são provas em que o piloto usa sua habilidade para manter o seu veículo inteiro fazendo manobras arriscadas em um circuito fechado.

Normalmente, a prática envolve o uso de obstáculos e curvas para aumentar o nível de dificuldade. Quem começou o projeto há dez anos, foi o americano Ken Block, piloto profissional de rali desde 2004. Nesta terça-feira (25), Block lançou um novo vídeo intitulado ‘Electrikhana’.

publicidade

O nome é uma alusão ao uso de um carro 100% elétrico na categoria pela primeira vez. A iniciativa foi fruto de uma parceria com a Audi, que projetou um carro exclusivo para a gravação: o S1 ​​Hoonitron.

Audi S1 ​​Hoonitron. Imagem: Hoonigan/Reprodução

“Durante a última década, temos insistido continuamente para fazer algo novo e diferente na Gymkhana”, disse o piloto. “Quando a Audi nos abordou com a ideia de fazer um vídeo em um veículo elétrico especial, nós aceitamos o desafio”.

publicidade

Veja também:

Apesar de a montadora alemã não ter revelado muitos detalhes sobre o ​​Hoonitron, sabemos que a sua carroceria é de fibra de carbono e o modelo conta com dois motores elétricos. Para realizar as manobras, são mais de 6.000 Nm de torque nas rodas.

publicidade
Os fãs de automobilismo vão notar que o veículo é uma homenagem a outro carro de corrida da Audi, o Sport Quattro S1, que ficou famoso na década de 1980 nas provas de rali. Imagem: Hoonigan/Reprodução

“Embora eu ame o som de um motor turbo ou o grunhido de um V8, o torque instantâneo do motor elétrico nos permitiu levar certos truques para um nível totalmente novo. Os donuts, que matam os pneus, atingiram mais de 140 km/h e criaram força G que nunca experimentei antes em nenhum carro de corrida”, acrescentou Ken Block.

O modelo é visto no vídeo abaixo deslizando de lado por espaços apertados nas ruas de Las Vegas. Além da fumaça dos pneus e de manobras complicadas, outro ponto que vale ser destacado é a falta de ruídos, já que os sons emitidos por um EV se limitam a fricção dos pneus na pista e o assovio agudo dos motores a bateria.

publicidade

No fim, a ideia também reforça outra face dos carros elétricos, a de máquinas para entusiastas de alto desempenho. Oliver Hoffmann, membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico da Audi, também aprovou a iniciativa e disse que “o desafio foi excepcional”.

Imagem principal: Hoonigan/Reprodução

Via: Hoonigan

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!