Uma equipe de pesquisadores estadunidenses encontrou pela primeira vez um exoplaneta em espiral condenado a colidir com seu sol envelhecido. Situação semelhante poderia acontecer entre a Terra e o Sol, representando um dos possíveis fins para o planeta e para o Sistema Solar como é conhecido atualmente.

Agora, espera-se que ao estudar o planeta Kepler-1658b, também conhecido como “Júpiter quente”, localizado a 2.600 anos-luz da Terra, surjam mais informações sobre como os mundos morrem conforme suas estrelas envelhecem. Por enquanto, os pesquisadores já descobriram características importantes a respeito da órbita do exoplaneta.

Segundo as observações realizadas, Kepler-1658b leva menos de três dias para completar uma volta em torno de sua estrela hospedeira e esse tempo tende a diminuir, já que o trajeto está cada vez mais curto. Estimativas publicadas em estudo apontam que a cada ano o tempo diminuiu de 131 milissegundos.

De acordo com uma entrevista concedida pelo pós-doutorando do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica e principal autor do estudo, Shreyas Vissapragada, à AFP, “se [o exoplaneta] continuar em espiral em direção à sua estrela na taxa observada, ele colidirá com sua estrela em menos de três milhões de anos”, um tempo curto em termos cosmológicos.

Exoplaneta pode apontar possível futuro da Terra

Em um comunicado o Centro de Astrofísica pontuou que “a morte por estrela é um destino que se pensa aguardar muitos mundos e pode ser o último adeus da Terra daqui a bilhões de anos, à medida que o nosso Sol envelhece”. Diante da alegação, Vissapragada disse que “o destino final da Terra é um pouco incerto”.

O exoplaneta Kepler-1658b foi o primeiro observado pelo telescópio espacial Kepler, lançado em 2009. Somente com uma década de trabalho constante, os cientistas conseguiram confirmar a existência do planeta. Demorou 13 anos para que a mudança na órbita de Kepler-1658b, em relação a sua estrela hospedeira, fosse notada.