Ter suas contas nas redes sociais hackeadas é mais comum do que você pode imaginar. De acordo com o The Verge, 2 em cada 5 americanos assumem que suas contas já foram invadidas por agentes. Eles ainda afirmam que estes números vão aumentar, e cada vez mais, dados pessoais serão vazados. 

Existem hábitos comuns que facilitam cada vez mais estas invasões, como colocar a mesma senha para tudo. Responder e-mails fraudulentos e perceber que caiu em um golpe, ou que passou o número do seu cartão para um estranho, são realidades que infelizmente estão muito presentes no dia a dia. 

publicidade

Leia mais:

Há diversas atitudes que podemos tomar para não sermos hackeados, mas o que vamos falar hoje é sobre o que fazer caso você tenha suas redes sociais invadidas. 

publicidade

Recupere a sua conta

Cada método para recuperar sua conta é diferente em cada rede. Mas eles, em geral, seguem um padrão, escalando desde redefinições de senha fáceis e provando sua identidade para (às vezes) obter ajuda de humanos reais. Porém, caso sua conta seja muito manipulada e você tenha informações, como nome de usuário, senha e informações de contato alteradas, é capaz que não seja possível recuperar. 

Primeiro, é necessário identificar se você foi hackeado:

publicidade
  • Fotos ou vídeos que não são seus estão aparecem como suas postagens no Facebook, Instagram ou TikTok;
  • Amigos estão recebendo mensagens falsas no Facebook ou Twitter; 
  • O Spotify está tocando músicas que você nunca colocou na lista;
  • Novos contatos aparecem em sua conta do Snapchat;
  • Um e-mail genuíno do Instagram diz que seu endereço de e-mail foi alterado.

Caso você realmente esteja sendo hackeado, o recomendado pelas empresas de tecnologia é trocar imediatamente seu login e senha. Caso não seja possível, no Instagram e em outros lugares, você pode solicitar que um link de login seja enviado por e-mail para o seu endereço cadastrado, ou um código de segurança seja enviado por mensagem de texto para o seu número de telefone registrado. 

Proteja-se novamente 

Vamos dizer que você conseguiu recuperar a sua conta. Esta é a hora de tomar atitudes para que ela não seja hackeada novamente. O principal passo é criar uma senha forte e que não seja parecida com a antiga. 

publicidade

A melhor estratégia é usar um gerenciador de senhas em seu navegador ou em aplicativos independentes para gerar cadeias de caracteres longas e exclusivas sem sentido (como “ES%q9i#y8o!bJ6”), e preenchê-las para você no computador e no celular.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!