O nosso sistema solar é formado por oito planetas. Os planetas rochosos do sistema interno são Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Enquanto isso, o sistema externo é formado pelos grupos dos gigantes gasosos — Júpiter e Saturno — e dos gigantes de gelo — Urano e Netuno. Esses corpos celestes são organizados em uma ordem fixa e orbitam ao redor do Sol.

Nas linhas a seguir, o Olhar Digital explica qual é a ordem dos planetas do sistema solar e por que Plutão não entra na contagem atual.

publicidade

Leia também:

Ordem dos planetas no sistema solar

A ordem dos planetas no sistema solar, começando pelo mais próximo do Sol, é a seguinte:

publicidade
  1. Mercúrio;
  2. Vênus;
  3. Terra;
  4. Marte;
  5. Júpiter;
  6. Saturno;
  7. Urano;
  8. Netuno.

O sistema solar se estende do Sol e passa pelos quatro planetas internos, por meio de um cinturão de asteroides, até chegar aos quatro gigantes gasosos. Em seguida, ele segue para o cinturão de Kuiper, que tem formato de disco, e continua até a heliopausa, em forma de lágrima.

Os cientistas calculam que a fronteira do sistema solar está a cerca de 15 bilhões de quilômetros do Sol. Além da heliopausa, encontra-se a gigante e esférica Nuvem de Oort. Acredita-se que essa nuvem envolve o sistema solar por inteiro.

publicidade
Imagem: Sutterstock

Por que Plutão não é planeta no sistema solar?

Desde 1930, Plutão era considerado o nono planeta do sistema solar, localizado após Netuno. Entretanto, isso mudou no final dos anos 1990, quando astrônomos começaram a discutir se Plutão era mesmo um planeta.

Em 2006, em uma decisão considerada controversa, a União Astronômica Internacional decidiu considerar Plutão um “planeta anão”, reduzindo o número da ordem dos planetas reais para apenas oito.

publicidade

Os astrônomos ainda buscam outro possível planeta no sistema solar, o verdadeiro nono planeta. Essa teoria surgiu depois que evidências matemáticas da existência desse corpo celeste foram reveladas em 20 de janeiro de 2016.

O suposto “Planeta Nove”, também chamado de “Planeta X”, tem cerca de 10 vezes a massa da Terra e 5 mil vezes a massa de Plutão, segundo os cientistas.

Imagem: Vadim Sadovski / Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!