O rover Perseverance, da NASA, que atualmente está nos arredores da Cratera Jezero, de Marte, depositou sua primeira amostra na superfície de outro planeta, com a expectativa de que uma espaçonave, ainda a ser produzida, volte ao planeta vermelho e colete os tubos na próxima década.

A NASA indicou que a robô Percy estava por construir “o primeiro depósito de amostras da humanidade em outro planeta“. A amostra foi coletada em 31 de janeiro deste ano e é informalmente conhecido como “Malay”.

publicidade

Leia mais:

A amostra tem cerca do tamanho de um pedaço de giz e está protegido do pesado ambiente marciano com um tubo de titânio. A Perseverance a manteve segura durante o ano todo, até deixá-la cair a cerca de um metro do solo de Marte.

publicidade

“Ver nossa primeira amostra no solo é grande ponto culminante para nosso período de missão principal”, disse Rick Welch, vice-gerente de projeto do Perseverance no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em comunicado.

A NASA e a ESA (Agência Espacial Europeia) está desenvolvendo um lander especificamente desenhado para agarrar amostras do robô belly, acomodá-las em um foguete e lançá-las de Marte para a Terra. A missão só deve voltar ao nosso planeta no início da década de 2030.

publicidade

Nem tudo são flores

Contudo, há algumas contingências. Se a Perseverance não puder chegar ao lander e entregar as amostras, o plano reserva é pegar as amostras que ele deposita com um par de helicópteros. Nas próximas semanas, espera-se que a Percy solte mais amostras antes que seu período de missão principal, que termina em 6 de janeiro de 2023.

“É um bom alinhamento que, assim como estamos iniciando nosso ‘esconderijo’, também estejamos fechando este primeiro capítulo da missão”, disse Welch.

publicidade

Coletar amostras vai revelar mais acerca da geology e clima marcianos e ajudará a encontrar por sinais de micróbios que já existiram no planeta vermelho.

Há mais países no projeto

A NASA não é a única aspirante a trazer novas amostras de Marte. A agência espacial japonesa também espera coletar amostras marcianas. A missão MMX pretende aterrissar na lua de Marte, Phobos, e trazer as amostras de volta à Terra antes do fim da década.

Com informações de CNET

Imagem destacada: NASA/JPL-Caltech/MSSS

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!