James Webb faz registro impressionante de galáxia superluminosa; confira

O Telescópio Espacial observou uma galáxia a 220 milhões de anos-luz da Terra que chama atenção por ser super brilhante
Por Mateus Dias, editado por Lucas Soares 22/12/2022 09h41, atualizada em 22/12/2022 21h00
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma nova imagem do Telescópio Espacial James Webb mostrou uma galáxia superluminosa a 220 milhões de anos-luz da Terra. A galáxia espiral NGC 7469 possui aproximadamente 90 mil anos luz de diâmetro e está localizada na constelação de Pegasus. Além do seu brilho, ela chamou a atenção dos cientistas por possuir um núcleo galáctico ativo e um starburst muito próximos.

Essa galáxia já foi estudada anteriormente pelo Great Observatories All-sky LIRGs Survey (GOALS) que tem como objetivo entender a formação de estrela e o crescimento de buracos negros. 

Seu nucleo galaticos ativo, ou seja um buraco negro ativo no centro de sua galaxia, emite um brilho muito forte, isso devido a luz emitida pelo gas e poeira quando caem no buraco negro.

A imagem também é incrível por causa da resolução que ela possui. Antes do lançamento do James Webb não era possível estudar a luz infravermelha que era enviada da galáxia. Isso por causa da grande quantidade de poeira e do tamanho pequeno da galáxia. Entretanto, devido aos sensores infravermelhos do telescópio, foi possível compreender mais sobre a NGC 7469.

Leia mais:

O que foi observado de novo na galáxia?

Galáxia NGC 7469 [Imagem: ESA/Webb, NASA & CSA, L. Armus, AS Evans]

Nas novas observações foi possível ver jovens aglomerados de estrelas em formação que nunca foram vistos antes. Além disso também foi possível observar bolsões de gas quente e turbulento, assim como a destruição de grãos de poeira causada pelo buraco negro no centro galatico. 

Outra coisa detectada foi um gás atômico difuso e altamente ionizado que parece estar saindo do núcleo a 6,4 milhões de quilômetros por hora. Acredita-se que com as observações do James Webb novas descobertas sobre a galáxia NGC 7469 ainda poderão ser feitas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Mateus Dias é estudante de jornalismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é redator de Ciência e Espaço do Olhar Digital

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.