Você já deve ter trombado com um Kindle da vida e percebeu que a tela e-ink dele é um deleite para leitura prolongada, sem cansar a vista, mas e se eu te dissesse que tem uma empresa que criou um monitor com base neste tipo de display? É o que a Dasung fez com o Paperlike U e suas 25,3 polegadas com resolução 3K – sim, não é 4K.

Olhando para o monitor com a tela desligada, o Paperlike U assume o formato e o visual de um modelo convencional para PCs, que tem proporção de 16:9 e curvatura de 4000R em um corpo de alumínio, com 3,3 quilos de peso. Tudo isso está acomodado em espessura de 8 milímetros, o que deixa o gadget pouco volumoso na mesa.

publicidade

Leia mais:

Monitor Paperlike U (Imagem: divulgação/Dasung)
Monitor Paperlike U (Imagem: divulgação/Dasung)

Enquanto as telas e-ink são as melhores para leitura, elas ficam do lado oposto quando o assunto é ver algo em movimento. O problema está no tempo de atualização do conteúdo, muito alto para qualquer coisa que não seja estática. É por isso que “virar a página” em um Kindle leva mais de um segundo, contra algo como 60 vezes por segundo em um monitor convencional.

publicidade

Monitor e-ink promete atualização alta

Para resolver este dilema, o Paperlike U tem tela com atualização elevada, mas a empresa não diz quão alta é. Mesmo sem essa informação, imagino que o conforto ao usar este monitor para escrever um texto ou um código de programa seja consideravelmente alto – principalmente quando isso acontece por longas horas.

Olhando para outros aspectos do monitor, ele entrega resolução de 3.200 x 1.800 pixels, gerando imagens apenas em tons de cinza – ou você pode chamar de preto e branco. Para não deixar tudo contrastando apenas com branco, é possível utilizar controles para ajustar a temperatura da cor, levando para tonalidades mais quentes ou frias.

publicidade

Por fim, a conexão para envio de imagens pode tirar proveito de cabos, ou então trabalhar apenas com Wi-Fi.

Quando e quanto?

O Paperlike U já pode ser encontrado no mercado internacional por US$ 2,8 mil, ou algo perto de R$ 14,5 mil. Não existe previsão de lançamento para o Brasil.

publicidade

Via: China Daily.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!