Você ouve falar o tempo inteiro de banco, fintech, instituição financeira e instituição de pagamento. Às vezes, até usa o serviço de uma empresa, mas nem sabe em qual categoria ela se encontra. Por isso, o Olhar Digital vai te explicar o que é e para que serve cada uma.

Leia também:

Fintechs são empresas que fazem uso massivo de tecnologia para oferecer soluções financeiras exclusivamente por meios digitais. No Brasil, o Banco Central (Bacen) reconhece 10 categorias diferentes – como pagamento ou seguro. No entanto, apenas duas delas são regulamentadas pela instituição: as de crédito e as instituições de pagamento.

Ou seja, as instituições de pagamento são um tipo de fintech que podem atuar com a emissão de cartões de débito e crédito ou ainda como credenciadora (aquela empresa que habilita estabelecimentos a aceitarem cartões).

publicidade
O que é fintech
Fintechs são empresas que fazem uso massivo de tecnologia para oferecer soluções financeiras exclusivamente por meios digitais. Imagem: Wright Studio / Shutterstock

Já as instituições financeiras são aquelas que fazem a mediação entre o cliente e algum serviço do mercado financeiro. Elas estão habilitadas para lidar com o dinheiro que você coloca na sua conta pessoal.

Por isso, existem diferentes tipos de instituição financeira, dependendo do rol de serviços que ela oferece. Por exemplo, uma corretora de valores oferece acesso a investimentos, enquanto um banco múltiplo poderá dar acesso a um conjunto de soluções financeiras, como empréstimo, financiamento, cartão etc.

É bom lembrar que existem os bancos com agências físicas e aqueles que funcionam exclusivamente por canais digitais, como smartphones e computadores, popularmente conhecidos como bancos digitais.

Nubank é um banco?

Agora que você já entendeu os diferentes tipos de instituições existentes no Brasil, você está pronto para saber que tecnicamente o Nubank não é um banco. Embora, seja comum nos referirmos a ele como banco digital.

Nubank é banco?
Tecnicamente o Nubank não é um banco, embora seja comum chamá-lo de banco digital. Imagem: Beto Chagas / Shutterstock

O Nubank é uma fintech da categoria instituição de pagamento e uma instituição financeira – ao mesmo tempo. Isto é, o Nubank é uma instituição de pagamentos porque oferece cartões de débito e crédito. Mas, também é um tipo de instituição de pagamento, porque está habilitada a lidar com o dinheiro dos clientes e oferecer serviços de empréstimo e investimento.

Agora que você já conhece melhor sobre o mercado financeiro, aprenda 5 dicas e recursos para fazer seu dinheiro render mais no Nubank.

Com informações do Nubank, Banco Central (1 e 2) e BTG.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!