iPhone 14 Pro quase teve GPU capaz de lidar com ray tracing, revela rumor

O iPhone 14 Pro poderia gerar ray tracing nativamente, mas rumor diz que o recurso foi removido por gastar muita energia
André Fogaça23/12/2022 12h40
Apple lança iPhone 14 Pro e 14 Pro Max
Apple lança iPhone 14 Pro e 14 Pro Max / Divulgação: Apple
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Aparentemente o iPhone 14 Pro não é tão potente quanto poderia ser, mesmo sendo extremamente forte. O problema, segundo um rumor recente, está em melhorias planejadas para a placa gráfica do aparelho e que resultaram em problemas muito maiores do que as melhorias esperadas.

Quando a Apple apresentou o iPhone 14 Pro (e Pro Max) para o mundo, junto do chip A16 Bionic, ela comparou o desempenho do smartphone com o iPhone 11 lançado três anos antes e não com a geração anterior. Este detalhe pode ter um motivo complicado para a empresa: ela teve que voltar no desenvolvimento do aparelho por problemas encontrados na placa gráfica.

Leia mais:

É o que alega o site The Information, ao dizer que engenheiros da Apple tentaram aumentar consideravelmente as capacidades da GPU do chip A16 Bionic ao permitir ray tracing, que é a simulação em tempo real de raios de luz, presente apenas em placas gráficas das mais potentes e recentes dos PCs.

A16 Bionic
A16 Bionic pode ter GPU do A15 Bionic / Divulgação: Apple

iPhone 14 Pro pode ter GPU do iPhone 13

Segundo o veículo, a adição deste e outros recursos mais avançados fez com que o consumo da bateria fosse elevado em um patamar bastante negativo. Outro ponto importante levantado é que este problema foi detectado em um estágio avançado de desenvolvimento, impedindo a solução do problema em tempo para o lançamento do iPhone 14 Pro.

Com isso, é possível que o chip A16 Bionic realmente trabalhe melhor na CPU, enquanto utilize a GPU encontrada no A15 Bionic do ano anterior e está presente em toda linha do iPhone 13 – até mesmo no iPhone 13 Mini. O veículo ainda afirma que a Apple acabou reformulando a equipe responsável pela parte gráfica do componente.

Enfim, que o iPhone 15 traga as melhorias em ray tracing, principalmente por conta da concorrência ter apresentado este recurso no Snapdragon 8 Gen 2.

Via: MacRumors.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

André Fogaça é jornalista formado pela FIAM FAAM, com mais de 12 anos de experiência e conhecimento acumulado em mais de 500 reviews de celulares e tablets. Já passou pelo Canaltech e Tecnoblog.