Nesta semana a Apple finalmente liberou o iPadOS 16.2, iOS 16.2 e o macOS Ventura 13.1, todos com um aplicativo novo: o Freeform. A ideia dele é criar uma espécie de lousa virtual para trabalho ou estudo, envolvendo múltiplas pessoas ao mesmo tempo – como seria na vida real.

Primeiro, é importante saber que por mais que o Freeform esteja presente como um simples aplicativo com funções que até lembram outros, como o Evernote, o usuário precisa das versões mais atuais dos sistemas operacionais da empresa para rodar a novidade.

publicidade

Leia mais:

Uma vez atualizado, o software colocará o ícone do app na área de trabalho dos dispositivos móveis, ou na lista de programas do macOS. Eu cheguei a comentar que ele é parecido com o Evernote, mas na verdade a ideia da Apple é realmente entregar uma lousa virtual e ela fez isso bem.

publicidade
Freeform em um iPad (Imagem: reprodução)
Freeform em um iPad (Imagem: reprodução)

De cara, quando aberto, o Freeform entrega um quadro branco sem qualquer conteúdo, mas com muitos pontos. A ideia deles é facilitar o alinhamento do conteúdo, para deixar uma seta com ligação em outra, em uma reta. Em uma primeira olhada a lousa parece infinita, mas não é.

Você é apresentado em um nível alto de zoom, podendo distanciar a visão para encontrar mais espaço para todas as laterais. Se você abrir o Freeform em um iPad ou iPhone, encontrará cinco ícones para entrada de conteúdo – no macOS o primeiro item não é exibido:

publicidade
Freeform em um iPad (Imagem: reprodução)
Freeform em um iPad (Imagem: reprodução)
  • Um pincel onde você desenha com os dedos ou o Apple Pencil (apenas no iPad)
  • Um quadrado com listras para inserir anotações destacadas, que são na verdade uma representação virtual de um Post-It
  • Duas formas geométricas, para inserir figuras em 16 categorias diferentes como setas, animais, roupas, mesas, comida e até um pincel
  • Caixa de texto, que serve exatamente para escrever algo
  • Duas imagens, para a inserção de fotos da biblioteca, uma tirada com as câmeras, digitalizando do mundo real, um link ou então abrir o Arquivos e pegar de outro lugar
Escrita no Freeform (Imagem: reprodução)
Escrita no Freeform (Imagem: reprodução)

Como as lousas tradicionais, por aqui você escreve, coloca itens e imagens em qualquer lugar do quadro. Os rabiscos ou letras cursivas podem ter tamanhos e cores diferentes, o “Post-It” pode ter tonalidades específicas para assuntos distintos e é possível escolher qual item fica por cima de qual.

A ideia desta última parte envolve dar destaque para um conteúdo, mesclando dois ou mais. Como inserir uma foto de cachorro e pintar o contorno dela, mas mantendo o animalzinho sempre por cima das cores feitas com o Pencil – ou o dedo.

publicidade
Escrita no Freeform (Imagem: reprodução)
Escrita no Freeform (Imagem: reprodução)

O compartilhamento da lousa do Freeform pode ser feita pelo iMessage ou por qualquer app que envie um link. As pessoas podem entrar a qualquer momento e o dono do quadro consegue restringir se os convidados conseguem adicionar mais pessoas, ou se eles podem editar (ou não) o conteúdo.

Freeform em um iPad (Imagem: reprodução)
Freeform em um iPad (Imagem: reprodução)

É possível até assinar um documento PDF

Infelizmente o Freeform é exclusivo para iPhone, iPad e macOS, então o link só abre o quadro se enviado para estes dispositivos. Testei em um Android e uma mensagem de erro foi exibida.

Um recurso que pode deixar o Freeform com atrativo ainda maior que os outros, é iniciar uma chamada do Facetime, mantendo a lousa ativa. A conversa envolve os participantes que recebem o quadro.

Freeform exportando em PDF (Imagem: reprodução)
Freeform exportando em PDF (Imagem: reprodução)

Por fim, você pode imprimir todo o quadro, ou enviar como um PDF para outras pessoas. Um ponto curioso é que usuários do Freeform podem utilizar ele como uma forma para assinar documentos deste tipo de arquivo, bastando importar o conteúdo para a lousa, escrever com o Apple Pencil e depois salvar.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!